Loading...
Análise Contábil Gerencial: Os 7 Melhores Métodos

Análise Contábil Gerencial: Os 7 Melhores Métodos

Os métodos mais eficientes de Análise Contábil Gerencial para ter uma empresa financeiramente saudável, diminuir custos e aumentar a lucratividade

Análise Contábil Gerencial
7 Métodos de Análise Contábil Gerencial

Pensando nas principais dúvidas contábeis e financeiras que podem surgir na cabeça de empreendedores em startups, criaremos uma série de artigos mostrando como utilizar a Análise Contábil Gerencial para tomar decisões, analisar seu balanço e relatórios contábeis, utilizar indicadores e índices e assim poder melhorar a saúde financeira, lucros, diminuir custos e otimizar resultados de sua empresa. Queremos te ajudar!

Preparamos este artigo pensando diretamente no empreendedor de startups mas ele também contempla micro e pequenos empreendedores no geral que queiram utilizar a Análise Contábil Gerencial no seu negócio.

Estudamos várias modalidades da Análise Contábil Gerencial utilizando diversos índices e indicadores para escrever este artigo de uma forma simples e direta. Assim, você como empreendedor pode analisar os seus dados contábeis e tomar decisões que aumentarão a saúde financeira, lucros e diminui custos de sua empresa. Analisamos uma série de sites e livros em busca dos melhores indicadores e índices contábeis para melhorar a gestão de sua empresa.

Neste artigo iremos tratar de maneira geral cada modalidade de Análise Contábil Gerencial e como ela pode ajudar a sua empresa. Cada modalidade também será tratada separadamente em artigos únicos mostrando orientações de como utilizar as fórmulas e interpretar os resultados para uma melhor tomada de decisão na sua empresa.

Tabela Resumo Com Os 7 Melhores Métodos de Análise Contábil Gerencial e Como Calcular

Tabela Resumo 7 Melhores Métodos de Análise Contábil Gerencial

Indicadores de Liquidez

Para você que tem dúvida de “como entender a saúde financeira da minha startup”, esse é o indicador para você. 

Os indicadores de liquidez mostram a saúde financeira de sua empresa perante suas obrigações financeiras como pagamentos, dívidas e etc. 

Através dele sua startup pode tomar decisões para melhorar a saúde financeira para que você não venha a cair em dívidas e obrigações maiores do que pode arcar.

Tais indicadores são muito usados no mercado por investidores, bancos, empreendedores, gestores, administradores, investidores, anjos e etc. Sendo assim, obviamente é de grande utilidade para a sua startup.

Os principais indicadores de liquidez são tratados a seguir e serão tratados também na nossa série de postagens sobre indicadores e índices contábeis para startups.

Liquidez Corrente

Ele é geralmente tratado como um dos mais importantes indicadores para a tomada de decisões.

Com o indicador de liquidez corrente você como empreendedor pode saber o quanto de recurso (financeiro ou não) pode ser usado de maneira imediata por sua empresa face a cada real de dívidas e obrigações a curto prazo. Sua fórmula é a seguinte:

  • Liquidez Corrente = Ativo Circulante/Passivo Circulante

Liquidez Seca

O índice de liquidez seca é muito útil quando a sua empresa precisa de cautela no uso de seu estoque para arcar dívidas e obrigações. Assim sendo, se sua empresa tem um estoque considerável, este indicador será útil para saber o poder de influência do seu estoque no pagamento de duas obrigações. Sua fórmula é a seguinte:

  • Liquidez Seca =  (Ativo Circulante – Estoque)/Passivo Circulante

Liquidez Imediata

A liquidez imediata indica a você como empreendedor a quantidade de recursos que a empresa tem no longo prazo para arcar suas obrigações. Assim sendo, se sua empresa tem um estoque considerável, este indicador será útil para saber o poder de influência do seu estoque no pagamento de duas obrigações. Sua fórmula é a seguinte:

  • Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante

Liquidez Geral

A liquidez geral indica a você como empreendedor a quantidade de recursos que a empresa tem no longo prazo para arcar suas obrigações. Assim sendo, se sua empresa tem um estoque considerável e obrigações distantes, este indicador será útil para saber o poder de influência desses aspectos no pagamento de duas obrigações. Sua fórmula é a seguinte:

  • Liquidez Geral =  (Ativo Circulante + Realizável á longo prazo) / Passivo Circulante + Passivo Circulante)

Indicadores Operacionais (Eficiência e Atividade)

Se você é um empreendedor que se pergunta “como posso entender a operação da minha empresa está indo bem?” Com os indicadores operacionais o empreendedor pode ter noção direta de como sua operação está indo com relação ao estoque, cobranças/recebimentos de clientes, capital de giro para manter a operação, capacidade de vendas, contribuição de lucro de cada produto. Com eles você pode ter noção de:

  • Quanto o seu estoque gira/rotaciona;
  • A idade média que o seu estoque dura;
  • O prazo médio que sua empresa demora para cobrar e receber de seus clientes;
  • A eficiência de gestão do capital de giro da sua empresa (mas o quê é capital de giro? É simplesmente aquele dinheiro que é necessário para continuar a operação e manter a saúde financeira de sua empresa);
  • A eficiência que a sua empresa têm de usar os seus ativos para gerar vendas (sendo ativo o seu patrimônio, tanto dinheiro, quanto estoque e etc);
  • O quanto cada produto do seu portfólio contribui para o lucro total.

Segue abaixo os indicadores e seus respectivos cálculos:

  • Rotação de Estoque = Consumo total o período / Média do Estoque (estoque final+estoque final/2)
  • Idade Média de Estoque = 360 / rotação do estoque
  • Margem de contribuição = (preço de venda – custo variável unitário) / preço de venda
  • Prazo Médio de Cobrança/Recebimento = (Total de Contas a Receber/Total de Vendas)*360
  • Prazo Médio de Pagamento = (Total de contas à pagar/Total de Compras)*360
  • Ciclo de Conversão de Caixa = Ciclo Operacional – Prazo Médio de Pagamento
  • Giro do Ativo Total = Vendas / Ativos Médio
  • Ponto de Equilíbrio Financeiro = (Despesas Fixas + Custos Fixos – Gastos não desembolsáveis) / Margem de Contribuição Unitária
  • Capital Circulante Liquido = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Indicadores de Rentabilidade

Se sua dúvida é “como entender se minha startup é rentável?” Os indicadores de rentabilidade mostram para você como empreendedor o quanto os investimentos feitos em sua startup renderam, relacionando o lucro, vendas, ativos e capital investido. São os principais indicadores analisados por sócios e investidores:

  • Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Líquida de Vendas
  • Retorno sobre os Ativos (ROA) = (Lucro Líquido/Total do Ativo)*100
  • Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE) = (Lucro Líquido/Patrimônio Líquido)*100
  • Grau de Alavancagem Financeira (GAF) = ROE/ROA

Indicadores de Custo de Capital

Se você é um empreendedor e já se perguntou algo do tipo “Como eu posso saber se a minha empresa é atrativa como opção de investimento aos investidores do mercado?” Pois bem, você pode saber um pouco mais sobre a atratividade da sua empresa como uma opção de investimento usando os Indicadores de Custo de Capital. Os Indicadores de Custo de Capital são indicadores que medem o nível de atratividade de investimento para decidir a alocação de capital pelos os investidores perante as opções de investimento.. Tendo uma importância vital para você como empreendedor preparar a sua empresa para apresentação para possíveis investidores. Tais indicadores são:

  • Custo de Capital de Terceiros ou Participação de Capital de Terceiros (Ki) = Despesas Financeiras / Passivo Oneroso
  • Custo de Capital Próprio ou Participação de Capital Próprio (Ke) = Este indicador demonstra a relação do capital investido pelos sócios/acionista e sua expectativa de lucro. Existem mais de uma forma de cálculo e as mesmas são complexas quando comparado com os demais indicadores aqui tratados, recomendamos um estudo mais aprofundado no tema se você precisar fazer esta análise.
  • Custo Médio Ponderado do Capital (WACC) = D / (D+K) * Ki * (1-T) + K / (D+K) * Ke, onde:
    • Ke: Custo de capital próprio
    • Ki: Custo de capital de terceiros
    • K: Patrimônio Líquida
    • D: Empréstimos
    • T = IR (34%)

Indicadores de Valorização da Empresa

Você já se perguntou “como posso ter real noção do valor da minha startup/empresa?”. Os Indicadores de Valorização da Empresa são muito importantes para avaliar o real valor de uma empresa o tão conhecido Valuation. Tais indicadores são:

  • Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA) = Lucro Operacional + Depreciações e Amortizações + Despesas Financeiras e Variações Cambiais (juros, impostos) – Receitas Financeiras
  • Margem EBITDA = (EBITDA/Receitas Líquida)*100
  • Valor Econômico Agregado (EVA) = (ROE -Ke)*Patrimônio Líquido
  • Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda (LAJIDA) = Lucro Líquido + Imposto de Renda + Contribuição Social + Juros e Mora
  • Índice de Dívida Líquida = (Dívida Líquida / EBITDA média do último exercício) x 100

Análise de Balanço Simples

Se você se pergunta como analisar posso analisar o meu balanço patrimonial de maneira rápida? Chamamos de análise de balanço simples aquela que o empreendedor pode analisar a sua empresa usando somente cálculos básicos e simples no balanço para avaliar genericamente a situação da empresa e tomar decisões. 

Com a análise vertical e horizontal você pode identificar as contas de mais relevância do balanço patrimonial de sua empresa e a variação da mesma conforme o tempo. 

Para fazer esta análise você somente precisa do seu balanço patrimonial com no mínimo dois períodos contábeis para a comparação. 

Nessas duas análises também é possível comparar o desempenho de sua empresa com o desempenho de outras empresas do mesmo setor as quais você tenha acesso ao balanço.

Análise Vertical (AV) 3 Formulas usadas:

AV = (conta/ativo total)*100

AV = (conta/passivo total)*100

AV = (conta/receita operacional liquida total)*100

Análise Horizontal (AH):

Análise Horizontal (AH) = ((Saldo atual da conta/Saldo anterior da conta)-1)*100

Índices de Endividamento

Estes índices servem para aqueles empreendedores que se perguntam “como posso saber se minha startup/empresa está endividada?”. Os índices de endividamento revelam ao empreendedor a composição das fontes de recursos de sua empresa/startup. 

  • Índice de participação de capital de terceiros (IPT) = (Passivo Circulante/Passivo Não Circulante) / Patrimônio Líquido
  • Índice de Cobertura de Juros (IJC) = (LAJIR/EBITDA)

Conclusões e orientações para o empreendedor e startups sobre a análise contábil gerencial

Com este artigo você como empreendedor pode entender práticas de análise do seu balanço para tomar decisões na sua startup/empresa utilizando os indicadores e índices da contabilidade gerencial analisando o seu balanço e demonstrativos contábeis para tomar as decisões certas. 

Neste artigo você pôde aprender:

  • Como analisar o balanço patrimonial de maneira rápida
  • Como entender a saúde financeira de uma startup/empresa
  • Como saber a rentabilidade de uma empresa, como entender a estrutura de capital (a sua startup tem muito próprio ou depende mais de capital de terceiros?)
  • Como saber o real valor da sua startup/empresa
  • Como analisar se a operação da sua empresa tem bom desempenho e como saber se sua startup está muito endividada

Com a leitura deste artigo é possível responder:

  • Como usar a contabilidade para tomar decisões?
  • Como usar a contabilidade gerencial?
  • Como posso analisar o meu balanço?
  • Quais são os indicadores e índices contábeis que posso usar para tomar decisões na minha empresa?
  • Como melhorar a saúde financeira da minha empresa usando contabilidade?
  • Como aumentar meus lucros usando a contabilidade da minha empresa?
  • Como diminuir os custos de minha empresa usando a contabilidade?
  • Como posso analisar o meu balanço de maneira simples?
  • Como posso entender se minha operação está indo bem? 
  • Como entender se minha empresa é rentável? 
  • Como posso entender a estrutura de capital da minha empresa? A estrutura de capital da minha empresa é mais formada por capital próprio ou capital de terceiros?
  • Como posso ter real noção do valor da minha empresa? 
  • Como posso saber se minha empresa está endividada?

Todas estas questões podem ser respondidas colocando em prática os indicadores e índices contábeis gerenciais que te mostramos neste artigo.

É importante que o gestor de uma startup (ou de qualquer outra empresa) analise a empresa com bases contábeis reais e não achismos próprios evitando tomada de decisões ruins.

Assim sendo, considerando todos os Métodos de Análise Contábil Gerencial apresentados precisamos mostrar a necessidade de ter os dados dos passivos e ativos do balanço patrimonial muito bem contabilizados além dos demais relatórios contábeis.

Tendo sua contabilidade em dia será muito mais fácil para você como gestor de uma startup/empresa analisar com bases reais a saúde da sua empresa e tomar boas decisões gerenciais. Nisso nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e tenha uma contabilidade sempre em dia para realizar suas análises e aumentar seus lucros.

Referências usadas sobre Análise Contábil Gerencial

FREITAS.. Análise de Balanço: Seus Índices e Indicadores. Contábeis. Acessado em: 31/07/2018. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/noticias/37562/analise-de-balanco-seus-indices-e-indicadores/

SANTOS, Evanir. Valorizando a Contabilidade com Análise de Índices. Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). Acessado em: 07/04/2020. Disponível em: http://www.crcrs.org.br/arquivos/palestras/180418_valorizando_contabilidade_indices.pdf

Indicadores financeiros e contábeis de uma empresa: o guia completo. LAFS Contabilidade. Acessado em: 04/08/2020. Disponível em: https://www.lafscontabilidade.com.br/blog/indicadores-financeiros-e-contabeis/

MARTINS. Nilson. Indicadores contábeis e financeiros: Qual a sua importância? Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria. Acesso em: 08/04/2020. Disponível em: https://www.diretocontabilidade.com.br/indicadores-contabeis-e-financeiros/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco