Loading...

O que é o BPO contábil para startups

O que é o BPO contábil para startups

Introdução

Neste artigo falamos sobre O que é o BPO contábil para startups e detalhamos alguns pontos importantes sobre esse meio de melhorar as atividades financeiras da sua empresa, melhorando a qualidade e diminuindo custos.

Assim sendo, neste artigo você terá a oportunidade de aprender os seguintes tópicos:

  1. Por que fazer o BPO contábil para Startups
  2. O que é o BPO contábil
  3. Quais são as atividades que podem ser feitas no BPO contábil?
  4. O BPO também serve para Startups?
  5. Benefícios de fazer 
  6. Qual é a Importância do BPO Contábil para Startups?

Por que fazer o BPO contábil para Startups

De maneira inicial, explicaremos para quê é recomendado fazer o BPO contábil para Startups. Nesse sentido, se você é um empreendedor e está se perguntando como que você pode delegar suas tarefas financeiras e deixar sua startup com mais tempo para se dedicar às demais tarefas importantes do negócio, o BPO contábil para Startup serve para você.

Assim, através do BPO contábil para Startups, uma empresa externa irá se responsabilizar pelas atividades contábeis da sua startup, com um processo e qualidade sólidos, para que você tenha informações financeiras de qualidade e não precise dedicar muito tempo em tarefas de rotina e análise financeira.

O que é o BPO contábil

Introduzindo o tema, é importante definir o que é BPO Contábil. 

Nesse sentido, BPO vem de uma sigla em inglês originada da frase “Business Process Outsourcing”. Além disso, ressaltamos que essa frase pode ser traduzida para o português da seguinte forma: “Terceirização de Processos do Negócio”.

Ou seja, a empresa pode terceirizar diversos processos internos de negócio, mas dentre eles a terceirização contábil é uma das mais feitas e conhecidas do mercado.

o que é bpo contábil para startups.

Assim sendo, podemos dizer que o BPO Contábil é o meio por onde sua startup pode terceirizar as atividades contábeis e financeiras da sua empresa para que uma empresa externa possa realizar as mesmas. Finalmente, é importante dizer que tratamos o BPO contábil e o BPO financeiro como sendo a mesma coisa.

Quais são as atividades que podem ser feitas no BPO contábil?

Ampliando a discussão, você pode está se perguntando: “Mas quais tipos de serviços contábeis eu posso terceirizar com o BPO Contábil para startups?”.

Assim, ampliamos a discussão trazendo alguns serviços que podem feitos pelo BPO Financeiro Para Startups:

  • Gestão de fluxo de caixa
  • Realização de relatórios financeiro
  • Acompanhamento de indicadores de desempenho
  • Cobranças
  • Gestão de contas a pagar e a receber
  • Controladoria e auditoria
  • Etc

O BPO Contábil também serve para Startups?

Muitas pessoas no mercado antes acreditavam que o BPO era feito somente para empresas de grande porte  e em grande medida para multinacionais. Contudo, essa é uma realidade que mudou, antes o BPO era muito praticado por multinacionais somente, por outro lado, hoje ele é visto como uma maneira de uma startup ser mais eficientes em seu processos de negócio, conseguir entregar as tarefas com uma maior qualidade e ter mais tempo para focar na sua atividade principal.

Nesse sentido, o BPO se tornou muito comum e hoje é oferecido por muitas empresas para serviços diferentes.

Benefícios de fazer

Ampliando a discussão, quais seriam os benefícios de se aderir ao BPO Contábil para Startups? Nesse sentido preparamos uma lista de alguns pontos positivos:

  • Mais tempo e liberdade para focar no que é importante para sua startup
  • Não é necessário ter uma equipe interna contábil especialista 
  • Gastar menos para ter mais qualidade de serviços contábeis
  • Garantir bons resultados por meio de um acordo de nível de serviço SLA “Service Level Agreement” (saiba mais sobre isso lendo nosso texto sobre ‘contrato de outsourcing financeiro’)
  • Aumento de networking com pessoas especialistas em contabilidade

Tratamos também sobre outros benefícios do BPO Contábil em um outro artigo aqui no blog onde falamos sobre os seguintes pontos positivos:

  • Delegue tarefas não essenciais
  • Compartilhe responsabilidades com um bom parceiro externo
  • Descubra novas ideias e possibilidades para sua contabilidade
  • Aumente o networking
  • Realize atividades financeiras mais específicas 

Qual é a Importância do BPO Contábil para Startups?

Por fim, qual é a importância do BPO Contábil para Startups? Pensamos nos pontos mais importantes que você deve levar em conta na hora de realizar o BPO Contábil na sua startups:

  • Tenha uma orientação na forma de atuação contábil da sua startup
  • Adeque o seu regime tributário de forma correta
  • Otimize tempo terceirizando atividades financeiras
  • Facilite a possibilidade de captar investimentos (investidores olham as informações contábeis financeiras e ter uma empresa especialista nisso ajuda na hora de convencer um investidor)
  • Tenha relatórios contábeis mais precisos
  • Realizar uma análise clara dos dados contábeis da sua empresa para compras e estoques necessários
  • Acompanhe os índices e indicadores contábeis de maneira eficiente e melhore a gestão da sua empresa

Considerações Finais

Por fim, é importante aplicar o BPO Contábil para startups como uma maneira de terceirizar uma tarefa relevante mas que não é a atividade principal de sua empresa.

Logo, a sua startup terá uma gestão contábil com mais qualidade, com especialistas cuidando dos processos e mais tempo na realização das atividades principais da sua startup.

Para que sua empresa tenha sucesso no BPO Contábil para Startups é importante que você encontre um bom fornecedor, que tenha um relacionamento com o seu de ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Através dessa parceria ambos podem focar em suas atividade principal. Nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora o BPO Contábil para Startups em sua empresa com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco