Loading...

Centro de Custos: Cada especialista do seu consultório é uma microempresa

Centro de Custos: Cada especialista do seu consultório é uma microempresa

Centro de Custos é tratado pelos empresários como se fosse um bicho de 7 cabeças, quando na verdade a essência do Centro de Custos e sua aplicação são mais fáceis do que se imagina.

É comum em um consultório ter a prestação de serviços de médicos de diversas especialidades, esta é uma ótima solução para atrair mais pacientes e até para dividir custos e despesas fixas.

Porém em uma análise mais minuciosa de lucro que cada especialidade trás para o consultório é necessário um pouco mais do que simplesmente separar por sala e anotar no excel o que cada profissional gasta.

Para empresas formadas por múltiplas especialidades, sejam prestados por sócios ou por prestadores terceirizados, é necessário que o consultório mantenha um mínimo de separação financeira por “especialidade”.

Ter um sistema financeiro atualizado com a separação por “centro de custos” é fundamental para saber no médio ou longo prazos se dada especialidade esta trazendo lucro para o consultório ou se esta na verdade trazendo prejuízo e reduzindo os lucros das outras especialidades.

Centro de Custos” podemos dizer que sãos os departamentos ou projetos dentro de uma empresa, quando gerencialmente acontece a separação dentro da empresa por centro de custos o empresário identifica em cada entrada ou saída a qual departamento ou projeto se refere aquela movimentação.

Não é radicalmente separar os especialistas por CNPJ, mas sim ter um controle mais fino das movimentações financeiras para que os sócios saibam quanto de receitas ou despesas cada projeto esta trazendo e quais decisões podem ser tomadas para otimização de lucros ou redução de custos e despesas.

Identifique em seu consultório as diversas especialidades de serviços, analise quais despesas pagas estão relacionadas a qual especialidade e as despesas comuns faça um rateio entre os departamentos. Os critérios de rateio podem ser por: Metro quadrado utilizado, receita gerada, horas trabalhadas, etc.

 

Veja também: “O Sucesso da empresa está no quanto ela gasta e  não no quanto ganha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco