Loading...

Contrato de outsourcing financeiro para startups: o que é e como fazer

Contrato de outsourcing financeiro para startups: o que é e como fazer

Introdução

Neste artigo você aprenderá sobre “contrato de outsourcing financeiro para startups: o que é e como fazer”. Nesse sentido, você irá aprender assuntos importantes para que você tenha um bom contrato de terceirização das atividades financeiras da sua startup:

  1. O que é o outsourcing financeiro para startups;
  2. Acordo de nível de serviços (SLA) no contrato de outsourcing financeiro para startups;
  3. O valor dos termos do contrato de outsourcing financeiro para startups;
  4. Modelos de contrato de outsourcing financeiro para startups.

O que é o outsourcing financeiro para startups

Introduzindo o tema outsourcing é um acordo contratual entre duas empresas, onde o fornecedor contratado realiza uma função ou processo que anteriormente era realizado internamente pelo contratante. Ainda segundo os autores, o outsourcing é comumente denominado como “Business Process Outsourcing” ou BPO que significa em português, em uma tradução adaptada: “Processo de Negócio Fornecido Externamente”.

Continuando, o outsourcing financeiro e contábil é muito comum no mercado e que grande parte das startups transferem parte dos das suas tarefas para fornecedores externos. Complementando, a autora diz que grande parte das empresas que contratam fornecedores de outsourcing estão satisfeitos com o nível de serviço oferecido por eles.

Sobre o contrato de de outsourcing financeiro para startups: o que é e como fazer

Primeiramente, o outsourcing financeiro e contábil deve ser regulado por um contrato prévio, que irá especificar os direitos e obrigações de ambas as partes relacionadas no serviço. Sendo necessário ter um acordo preciso, transparente e completo para ser usado em situações de resolução de conflito.

Além disso, o outsourcing é um conceito bem estabelecido na prática de governança das startups. Nesse sentido, é importante também ter um contrato de outsourcing como um relevante documento de cooperação entre as parte. Assim, criando as bases que modelam os relacionamentos da startup e fornecedor durante o processo de realização do outsourcing financeiro.

Assim, há de se levar em conta a importância do contrato de outsourcing nunca deve ser muito detalhado ao ponto de regular todo pequeno problema que pode surgir no serviço de terceirização contábil e financeira. Assim, um contrato bem estabelecido também não garante uma boa prestação de serviço pelo fornecedor, com isso é importante selecionar um bom fornecedor de outsourcing financeiro que sua startup tenha um bom relacionamento com a empresa fornecedora.

Por fim, um contrato de outsourcing financeiro e contábil muito bem estabelecido e formulado cria um entendimento geral para cooperação entre as empresas e parceiros, mas isso não garante uma confiança completa sobre o comportamento desejável do contratante. Nesse sentido, é importante não só ter um contrato bem estabelecido, mas também selecionar um bom fornecedor e analisar o desempenho dos serviços prestados.

Acordo de nível de serviço (SLA) no contrato de outsourcing financeiro para startups: o que é e como fazer

De maneira complementar um fornecedor profissional de outsourcing financeiro e contábil trabalha com uma provisão de “Service Level Agreement” ou SLA, que em português significa: “Acordo de Nível de Serviço”. Ou seja, um fornecedor de outsourcing financeiro de qualidade irá acordar previamente com sua startup um nível de serviço que irá atender à suas expectativas. Além disso, não só prometer um bom nível de serviço, ele terá que cumprir com tal acordo.

Nesse sentido, uma SLA normalmente define metas e níveis de performance para ter uma prestação de serviço de qualidade e normalmente o descumprimento desse acordo acaba em penalidades pré-definidas. Assim, um acordo contratual que tem papel importante para desenvolver um processo de fornecimento de serviços financeiros e contábeis de sucesso e com um relacionamento colaborativo entre fornecedor e contratante. Além disso, o SLA é um ponto focal de importância para atingir o sucesso na realização de um bom serviço e relacionamento no outsourcing: com regras claras, responsabilidades e metas.

Por fim, o outsourcing é sobre colaboração e requer um relacionamento e gerenciamento proativo de ambas as partes envolvidas. Assim, sua startup deve ser proativa em colaboração com o fornecedor. Continuando, os autores ressaltam que com um contrato sólido, colaboração ativa, clara, tangível, flexível, ágil e transparente. Com isso, sua startup atingirá um maior foco na realização das suas atividades principais, precisando demandar menos tempos nas tarefas contábeis e financeiras. 

O valor dos termos do contrato de outsourcing financeiro para startups: o que é e como fazer

Os serviços financeiros estão na lista de um dos primeiros processos de negócios que foram realizados por outsourcing, sendo uma das mais robustas áreas de outsourcing dos negócios hoje em dia.

Dentre as atividades mais comuns que são terceirizadas no outsourcing financeiro e contábil:

  • Pedido de dinheiro;
  • Ciclos de compra a pagar e ordem de relatório;
  • Folha de pagamento e processamento de viagens e despesas (“T&E”);
  • Funções transacionais semelhantes às de cima;
  • Orçamento;
  • Audição interna;
  • Fornecimento estratégico financeiro.

No outsourcing financeiro e contábil os contratantes podem usar os mecanismos contratuais para ajudar a garantir o coumprimeiro e entregas de valor de maneira antecipada. Nesse sentido, o contrato tem um papel de deixar sua startup mais tranquila com as entregas do seu fornecedor.

Os termos do contrato podem agregar valor aos clientes de três maneiras. Primeiro, os termos do contrato podem garantir compromissos para executar as funções  por um preço razoavelmente consistente, de acordo com os requisitos e contratos de negócios de um cliente, bem como com as leis aplicáveis. 

Assim, os compromissos agregam valor, fornecendo garantia dos serviços necessários e economia antecipada. Segundo, os termos do contrato podem fornecer opções para aumentar, reduzir ou alterar volumes e requisitos; essas opções agregam valor se houver uma alteração durante o prazo. Por fim, os termos do contrato podem fornecer um incentivo financeiro para que um provedor tenha um desempenho que aumente o valor da startup cliente, mesmo em áreas onde não há compromisso contratual expresso. Esses incentivos financeiros agregam valor da mesma maneira que pagar uma comissão a um representante de vendas agrega valor: motivando o fornecedor a usar sua influência em áreas que não pode controlar. 

Modelo de contrato de outsourcing financeiro para startups: o que é e como fazer

O autor Cesário (2018) disponibilizou no site “Trabalhos Gratuitos” um exemplo simples de contrato de prestação de serviços financeiros que pode te ajudar na hora de montar um contrato de outsourcing financeiro e contábil em conjunto com seu fornecedor. 

Tal contrato preve as responsabilidades da contratada como:

  • Controle de contas a pagar
  • Provisão e confirmação de contas a pagar em sistema de controle financeiro
  • Envio de informações semanais
  • Controle de contas a receber
  • Conciliação bancária e confirmação de transações financeiros
  • Agendamento de pagamentos
  • Emissão de notas fiscais de serviços e dos boletos de cobrança
  • Cobrança dos clientes
  • Lançamento das notas fiscais

O contrato disponibilizado por Cesario (2018) tem uma estrutura simples, sendo necessário analisar melhor em conjunto com o seu fornecedor de outsourcing financeiro e contábil qual é o melhor modelo. Nesse sentido, é importante levar em conta as informações que te mostramos aqui, prevendo SLAs, não detalhando em demasia os serviços e deixando claro os direitos e obrigações de ambas as partes do contrato de prestação do serviço.

Considerações Finais

Neste artigo você pode aprender um pouco sobre o contrato de outsourcing financeiro para startups, o que é e como fazer. Ficou evidente a importância de se ter um contrato bem firmado, mas não muito detalhado, mostrando os direitos e deveres de ambas as partes. Nesse sentido, o contrato de outsourcing é um importante fator para resolução de possíveis conflitos futuros entre as partes envolvidas. Além disso, ficou claro a importância de se prever um nível de serviço acordado e bonificações caso o mesmo seja ultrapassado. Por último, ficou claro o valor dos termos contratuais e foi dado um exemplo simples de contrato para se usar como modelo inicial.

Para que você tenha sucesso na elaboração do Contrato de outsourcing financeiro para sua startups você pode optar por contratar fornecedores de confiança, é importante que você selecione o melhor fornecedor, não o mais barato, que tenha uma boa proposta e um bom contrato para ambas as partes garantindo assim uma boa qualidade nos serviços financeiros além da redução de custos. Além disto, é muito relevante tratar o relacionamento com o seu fornecedor de forma ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Através dessa parceria ambas podem focar em suas atividade-chave. Nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora a Terceirização Contábil na sua startup com um contrato de qualidade e baseado nem um bom relacionamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco