Loading...

Controladoria em Startups: Uma poderosa ferramenta de gestão

Controladoria em Startups: Uma poderosa ferramenta de gestão

Introdução: Antes de abordar a controladoria em startups.

Neste texto iremos falar um pouco sobre como a controladoria em startups funciona. Segundo o SEBRAE, um dos principais motivos para que as empresas quebrem precocemente é a falta de planejamento estratégico e descontrole na gestão. Bem, o que podemos fazer para melhorar o controle na gestão de startups?

Primeiramente é necessário obter informações e indicadores consistentes e adequados da organização para inicialmente medir, e posteriormente poder ajustar o que estiver fora dos padrões esperados por meio de um planejamento financeiro e estratégico. Essas são algumas das funções da controladoria.

Então para melhorar o planejamento, a gestão, e para que a sua startup tenha maiores chances de sobreviver no mercado, entenda como funciona a controladoria em startups.

Mas antes de mais nada, é importante entender o que significa a controladoria de forma geral e em sequência adequar seus conceitos e procedimentos à realidade dinâmica das startups.

O que é controladoria?

A controladoria pode ser entendida como um departamento, setor, ou conjunto de funções com o principal objetivo de dar apoio à gestão, execução e controle de uma organização.

Controladoria em Startups: Uma poderosa ferramenta de gestão

Apesar de ser considerada um segmento da administração e da contabilidade, as atividades da controladoria envolvem todas as áreas da empresa e contribuem para que ela desenvolva suas vantagens competitivas apoiando as tomadas de decisão.

Alguns dos principais benefícios que a controladoria entrega:

  • Fornecimento de informações e indicadores consistentes;
  • Planejamento sólido;
  • Redução de excessos e custos;
  • Maior embasamento para as tomadas de decisão;
  • Maior controle e planejamento financeiro;
  • Entre muitos outros

Controladoria em Startups: Uma poderosa ferramenta de gestão

A controladoria traz segurança e eficiência para os processos da organização e permite direcionar as decisões para o melhor futuro da empresa.

Qual a importância da controladoria em startups?

A competitividade em que o mercado está imerso obriga as empresas a responderem com maior qualidade as demandas de todos os stakeholders, só assim poderão se destacar. Para isso, formular um planejamento estratégico é fundamental, e é nesse ponto que a controladoria torna-se tão importante.

Controladoria em Startups: Uma poderosa ferramenta de gestão

Por conta do desenvolvimento acelerado das startups, a participação da controladoria é essencial para o desenvolvimento do planejamento estratégico, para o acompanhamento diário das atividades da startup e para a geração de informações fidedignas que dão base para as tomadas de decisão.

Além disso, a controladoria em startups é responsável pelo manuseio de informações e elaboração de relatórios para agentes internos e externos do mercado, entre eles estão possíveis investidores e parceiros. É importante que a startup se prepare e tenha as informações estruturadas de forma transparente e confiável para não perder oportunidades de negócio.

Como funciona na prática a controladoria em startups?

Sabemos que startups são organizações temporárias criadas para encontrar, o mais rapidamente possível, o melhor modelo de negócio de forma escalável e normalmente com uso intenso de tecnologia. E caso a startup não se desenvolva, então que falhe o mais rapidamente possível para que os empreendedores busquem novas possibilidades e não percam possíveis oportunidades de mercado.

Por conta de suas características, as startups estão expostas a grandes incertezas e riscos, portanto possuem demandas de gestão e de controladoria diferentes das empresas tradicionais.

Normalmente a controladoria em startups não é um órgão ou departamento formal, e muitas vezes nem o papel de controller é encontrado. O que geralmente se verifica é que os procedimentos da controladoria são executados de forma fragmentada. O ideal é que essas funções sejam tratadas de forma a unificar os processos, evitando problemas como:

  1. Erros de cálculos
  2. Dificuldade de acesso aos dados
  3. Informações duplicadas
  4. Relatórios inconsistentes
  5. Padrões diferentes de procedimentos

As principais funções da controladoria em startups são:

  • Geração, fornecimento, manutenção e interpretação de informações operacionais, financeiras e contábeis;
  • Desenvolvimento de políticas e procedimentos contábeis e de controle;
  • Planejamento financeiro;
  • Contabilidade de custos;
  • Avaliação de desempenho e resultados;
  • Atendimento de agentes do mercado (acionistas, investidores, fornecedores, clientes, órgãos fiscalizadores, etc)

Controladoria em Startups: Uma poderosa ferramenta de gestão

As etapas da implementação da controladoria em startups

Visto que as principais funções da controladoria são focadas no gerenciamento de dados da empresa, o processo para a sua implementação se baseia em três etapas.

  1. A primeira etapa seria entender onde a startup quer chegar, ou seja, absorver de forma clara quais são os principais objetivos da organização;
  2. Posteriormente ocorre a transformação dos processos gerenciais, que necessitam de acompanhamento com agilidade, principalmente no contexto dinâmico das startups;
  3. A terceira etapa foca nas principais funções atribuídas para o controladoria que seria projetar cenários, prever problemas e oportunidades, gerar e interpretar indicadores, de forma a apoiar a tomada de decisão estratégica.

Terceirizar a controladoria em startups

Muitas das funções, ou mesmo todas as funções da controladoria, podem ser desempenhadas por empresas terceirizadas, de forma que a equipe interna da startup, preferencialmente enxuta, esteja totalmente focada no core-business do negócio.

Nesse sentido, o ideal é que a startup conte com profissionais competentes e com experiência para desenvolver as atividades da controladoria. Porém não há  necessidade de contratar funcionários internos, o que minimiza custos de contratação.

Considerações Finais

Por fim, vimos como é importante se atentar à controladoria em startups, não deixe de investir nessa área tão importante.

Para que sua empresa tenha uma controladoria estruturada, é importante que você encontre um bom fornecedor, que tenha um relacionamento ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Através dessa parceria ambos podem focar em suas atividade principal e melhorar os resultados. Nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora o BPO Financeiro com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

Neste artigo respondemos as seguintes perguntas:

1- O que é controladoria?

2- Qual a importância da controladoria em startups?

3- Como funciona na prática a controladoria em startups

4- As principais funções da controladoria em startups

5- Por que terceirizar a controladoria em startups?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco