Loading...
O Que é Custo de Capital e Como Calcular

Introdução Sobre O Que é Custo de Capital e Como Calcular

Através da análise dos Indicadores de Custo de Capital você poderá medir a atratividade da sua empresa para investidores externos (bancos) ou para investidores internos (novos sócios). Você saberá neste artigo o que é o Custo de Capital e como calcular seus indicadores. Para saber mais sobre outros indicadores da recomendamos ler mais sobre os indicadores da Contabilidade Gerencial aqui no blog Cognitio.

Se você já se perguntou algumas das duas perguntas abaixo, esses indicadores servirão para você:

  1. “Será que minha empresa é atrativa para investidores?” 
  2. “Será que as expectativas de lucros da minha empresa se supera?”

O Custo de Capital é essencial para o entendimento da empresa e tomada de decisões. Em Finanças o seu entendimento é primordial para julgar e sinalizar as decisões financeiras empresariais.

Tabela Resumo O Que é Custo de Capital e Como Calcular

Abaixo preparamos uma tabela resumo com todos os 3 Indicadores de Custo de Capital, suas definições e fórmulas para facilitar o seu estudo. Para maiores detalhes de cada indicador recomendamos a leitura completa do artigo.

Resumo Mastigado do Que é Custo de Capital e Como Calcular

Diversos estudiosos foram honrados com Prêmios Nobel de Economia com o tema de estudo Custo de Capital,dentre eles:

  • Merton Miller
  • Harry Markowitz
  • Franco Modigliani
  • Willian Sharpe

Dentro das teorias usadas para análise do custo de capital uma das mais referenciadas é a Teoria da Eficiência de Mercado, contudo é também uma das mais criticadas devido ao fato de ignorar aspectos do comportamento humano para o cálculo do Custo de Capital.

O Custo de Capital é feito através da comparação de benefícios prometidos por um investimento (expectativas). Convertendo os fluxos de caixa previstos no futuro em um valor presente (valor econômico estimado usando uma taxa que é descoberta no mercado).

Qual é a Importância do Custo de Capital?

Para o melhor entendimento do Custo de Capital na sua empresa é relevante entender a sua importância:

  1. O Custo de Capital é fundamental para tomar boas decisões na sua empresa com um processo racional de alocação do capital disponível;
  2. O Custo de Capital é uma medida um pouco mais complexa de se definir e calcular, mas não é impossível.

É importante dizer que quando você calcula o Custo de Capital para a sua empresa esse valor será uma quantia estimada resultante de valores médios do mercado.

O que é o Custo de Capital

É importante entender o termo Riqueza Econômica para compreender o custo de capital.

A Riqueza Econômica é compreendida quando uma empresa/ativo vale mais do que se gastaria em uma aquisição/investimento nela. Tal Riqueza Econômica é obtida com base em ativos intangíveis como:

  • Reputação
  • Marca
  • Qualidade
  • Produtos
  • Gestão

Para usar o Custo de Capital de maneira efetiva você deve compreender que a Riqueza Econômica é alcançada quando o valor de um investimento passa pela comparação do Custo de Capital (taxa de retorno exigida) com a taxa de retorno esperada.

Com isto, sabendo o Custo de Capital o investidor pode estimar o valor justo (fair value) de um ativo e decidir o montante de capital necessário para um negócio, sabendo assim a atratividade do mesmo. Logo, é entendido que calculando o custo de capital um investidor pode entender o retorno oferecido por um investimento de risco e decidir se o mesmo é atrativo ou não.

Entendemos como Custo de Capital a taxa de juros que demonstra a remuneração mínima esperada por um investidor usada para decidir quais são as boas opções de investimento.

Assim sendo, se o custo de capital estimado por um investidor é de 20%,  um investimento somente será interessante para esse investidor se este investimento atingir pelo menos os 20% exigidos e sendo mais atrativo se for maior do que este valor.

O termo Custo de Capital tem outras expressões abaixo dele que são usadas no mercado, são elas:

  • Taxa mínima de atratividade: identifica se um investimento é economicamente atraente
  • Taxa de retorno requerida: valor requerido para remunerar as expectativas de ganhos do investidor
  • Custo de oportunidade: usado para escolher a melhor remuneração entre oportunidades de investimento no mercado com o mesmo grau de risco

Relação do Custo de Capital com o Risco de Investimento

Fundamentalmente o Custo de Capital é calculado com base no risco dos investimentos disponíveis.

É importante indicar que a taxa de juros do Custo de Capital é calculada com base nas opções de uso/aplicação do capital que estão disponíveis e não pela origem do capital.

Assim sendo, estamos dizendo que é a incerteza das opções de uso que diz o qual será o Custo de Capital real. Ou seja, em outras palavras, é a incerteza de uso do capital que define qual é a remuneração exigida pelos investidores.

Quais são os Indicadores de Custo de Capital

Os indicadores de custo de capital são divididos em:

  1. Custo de Capital de Terceiros ou Participação de Capital de Terceiros (Ki)
  2. Custo de Capital Próprio ou Participação de Capital Próprio (Ke)
  3. Custo de Capital Ponderado do Capital ou Custo Total de Capital (WACC)

Custo de Capital de Terceiros (Ki) e Como Calcular

O Custo de Capital de Terceiros mostra os pagamentos periódicos tirados de caixa do devedor, mostrando os pagamentos de juros e principal da dívida que são determinados no contrato. Quando sua empresa capta recursos de terceiros ela deve honrar com os seus compromissos financeiros assumidos com a dívida, independente do sucesso do empreendimento. O Custo de Capital de Terceiro é conhecido como um custo explícito já que demonstra um desembolso real do caixa de maneira repentina.

Como Calcular o Custo de Capital de Terceiro (Ki)

Formula Custo de Capital de Terceiros

Ki = ( J * [1 – IR]) / Ct) * 100

Sendo que:

Ki = Custo de capital de terceiros

J = Juros

IR = Alíquota percentual do Imposto de Renda

C = Total do Capital de Terceiros

É importante que você lembre que o Custo de Capital de Terceiros deve em teoria ser menor do que o Custo de Capital Próprio

Custo de Capital Próprio e Como Calcular (Ke)

O custo de capital próprio é o custo calculado sobre os recursos pertencentes a sua empresa e que não exigem desembolsos do caixa. Este custo é interpretado como custo de oportunidade já que pode-se comparar os custos oportunos diferentes para possíveis investimentos diferentes disponíveis para projetos da sua empresa. Sua empresa deve escolher os investimentos que tem o melhor custo de oportunidade financeira e tomar decisões melhores de alocação dos recursos. O Custo de Capital Próprio é conhecido como um custo implícito já que não exprime um custo real que necessita de desembolso direto do caixa de maneira repentina.

Como Calcular o Custo de Capital Próprio (Ke)

Fórumo Custo de Capital Próprio

Ke = ( d / Cp ) * 100

Sendo que:

Ke = Custo de Capital Próprio

d = Dividendos

Cp = Capital Próprio

Lembrando que o capital próprio aqui é o total do capital vindos dos sócios da empresa.

Qual é a relação entre um Custo de Capital explicito e implícito

É importante saber que os Custos de Capital explícitos surgem quando os fundos de capital da empresa são levantados de terceiros. Já os Custos de Capital implícitos não aparecem até o momento onde os fundos são de fato investidos ou utilizados de outra forma nos projetos de sua empresa.

Custo de Capital Ponderado ou Custo de Capital Total (WACC) e Como Calcular

O Custo de Capital total é provindo da expressão inglesa Weighted Average Cost of Capital (WACC) e demonstra o custo de cada fonte de financiamento de sua empresa (vindos de terceiros ou de fonte própria ponderando a participação total de capital investido. O Custo de Capital Total exprime o custo de capital de toda a estrutura de financiamento da sua empresa.

Quanto o retorno dos resultados de sua empresa é igual ao Custo Total de Capital significa que sua empresa será capaz de remunerar todos os fornecedores de capital de acordo com suas expectativas de Custo de Capital.

Como Calcular o Custo de Capital Ponderado ou Custo de Capital Total (WACC)

Fórmula Custo Ponderado de Capital

WACC = (Ke * Wpl ) + (Ki * Wd)

Sendo que:

WACC = Custo de Capital Ponderado ou Custo de Capital Total

Ke = Custo de Capital Próprio

Ki = Custo de Capital de Terceiros (custo da dívida total)

Wpl = Participação do Capital Próprio em Percentual

Wd = Participação do Capital de Terceiros em Percentual

Considerações Finais

Considerando todos os assunto abordados aqui é importante levantar alguns pontos finais sobre Custo de Capital

  • O Capital Próprio é aqueles vindo dos sócios da empresa
  • O Capital de Terceiros é vindo de bancos/investidores externos e afins
  • Empresas que optaram por crescer de maneira rápida pode escolher por se alavancar usando a alavancagem financeira captando mais recursos de terceiros, para isso é importante analisar os Indicadores de Estrutura de Capital para poder fazer empréstimos de maneira saudável
  • O cálculo do Custo de Capital são complexos
  • O Custo de Capital é feito por expectativas dos investidores 
  • É importante sua empresa fazer um benchmarking com empresas do mesmo ramo para saber quais percentuais de custo de capital são mais aceitáveis

Recomendamos ao gestor de uma startup ter em mãos de maneira constante os cálculos dos Indicadores de Custo de Capital. Com isso o gestor poderá gerir sua empresa para tomar decisões que garantam que a empresa sempre tenha uma boa atratividade de lucros para os investidores internos (sócios) e investidores externos.

É importante que o gestor de uma startup (ou de qualquer outra empresa) analise sua empresa com bases contábeis reais e não achismos próprios evitando tomada de decisões ruins. 

Assim sendo, considerando todos os Indicadores de Custo de Capital apresentados e a sua importância para a gestão financeira de sua empresa precisamos mostrar a importância da necessidade de ter os dados dos passivos e ativos do balanço patrimonial muito bem contabilizados além dos demais relatórios contábeis.

Tendo sua contabilidade em dia será muito mais fácil para você como gestor de uma startup/empresa analisar com bases reais a saúde da sua empresa e tomar boas decisões gerenciais. Nisso nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e tenha uma contabilidade sempre em dia para realizar suas análises e aumentar seus lucros.

Referências

  1. Instituto Assaf. Análise Conceitual do Custo de Capital. Acesso em: 12/05/2020. Disponível em: http://institutoassaf.com.br/analise-conceitual-do-custo-de-capital/
  2. Treasy. Custo de Capital: O guia completo para decidir entre capital próprio e capital de terceiros. Acesso em: 12/05/2020. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/custo-de-capital-capital-proprio-x-capital-de-terceiros/
  3. Stokos Economics Research. Custo de Capital de Terceiros. Acesso em: 12/05/2020. Disponível em: http://www.stokos.com.br/custo-de-capital-de-terceiros/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco