Loading...

Conceitos Financeiros Básicos I: Fluxo de Caixa

Conceitos Financeiros Básicos I: Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa é muito utilizado para análises contábeis, mas você empresário sabe dizer a importância desta ferramenta na Gestão da Empresa?

Sempre que se houve falar de fluxo de caixa logo o empresário pensa em um relatório contábil emitido mensalmente ou até anualmente para guardar junto com o balanço no caso de alguma instituição financeira solicitar tal documento.

A maioria dos empresários não controlam suas movimentações financeiras e mal sabem a real importância desta ferramenta para analisar a saúde financeira da empresa de forma diária, semanal, mensal ou até projetada.

O Fluxo de caixa reflete o fluxo financeiro da empresa, ou seja, os recebimentos e pagamentos em um dado período. Apesar de o nome ser Fluxo de Caixa ele reflete o fluxo de toda movimentação financeira da empresa, ou seja, Bancário, Caixinha, Dinheiro, etc.

Quando bem alimentado e controlado reflete a realidade financeira de forma tempestiva para que o empresário tenha o controle dos seus recursos financeiros durante o dia ou até da semana, mas uma análise mais profunda sobre as despesas da empresa faz com que o empresário consiga também projetar o fluxo das suas movimentações financeiras para períodos futuros, analisando assim como ficará a situação financeira da empresa na semana que começa, no mês que se inicia ou até no próximo trimestre.

Ter um sistema financeiro, mesmo que básico, para registrar as movimentações financeiras facilita muito o dia a dia do empresário, pois a empresa tem desta forma relatórios para analisar despesas por tipo, fornecedor, receitas por cliente, por forma de pagamento, etc.

Muitos sistemas já possuem uma versão básica gratuita para atender MEI ou Pequenas e Médias Empresas, Omie, Conta Azul e Nibo são exemplos de 3 empresas conceituadas no mercado que fornecem softwares completos e com ótimos relatórios gerenciais.

Faça o acompanhamento do seu fluxo de caixa ou contrate uma empresa que faça este controle e acompanhamento para sua empresa.

Você se surpreenderá com as informações que um sistema informatizado pode te mostrar. O investimento vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco