Loading...
Indicadores de Rentabilidade para Startups

Indicadores de Rentabilidade para Startups: Breve Introdução

Se você como empreendedor se pergunta: Como posso saber se os investimentos da minha empresa de fato foram rentáveis? Temos uma boa notícia, através dos Indicadores de Rentabilidade para Startups é possível responder tal pergunta.

Para tratar de sua saúde física, é preciso fazer diagnósticos, certo? O mesmo se aplica para a saúde financeira de uma empresa. É importante realizar diagnósticos se utilizando de indicadores  provindos da Contabilidade Gerencial, desta forma será possível compreender a real situação da saúde de seu negócio e tomar decisões mais certeiras. Assim sendo, uma das principais categorias de indicadores são os Indicadores de Rentabilidade.

É importante dar atenção ao fato que os Indicadores de Rentabilidade são por muitas vezes considerados um dos indicadores mais importantes para análise por sócios, investidores, empreendedores, etc, para medir de fato o sucesso da empresa ao utilizar os seus recursos para gerar resultados.

Para detalhar mais os conceitos e termos aqui utilizados, apresentamos abaixo definições basais que te ajudarão a assimilar melhor os Indicadores de Rentabilidade.

Neste artigo sobre Indicadores de Rentabilidade você aprenderá:

  1. O que é rentabilidade;
  2. O que são índices e indicadores;
  3. O que e quais são os Indicadores de Rentabilidade;
  4. O que é Margem de Contribuição e como calcular;
  5. O que é Retorno Sobre os Ativos (ROA) e como calcular;
  6. O que é Retorno Sobre os Investimentos (ROI) e como calcular;
  7. O que é Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e como calcular;
  8. O que é Grau de Alavancagem Financeira (GAF) e como calcular;
  9. Quais são os Indicadores de Rentabilidade Adicionais.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade de uma empresa é definida como o grau de remuneração de um negócio ou seja o lucro obtido por tal empresa.

Indo um pouco além, podemos usar a definição do dicionário que explica rentabilidade como:

  • Qualidade do que é rentável.
  • Capacidade de produzir rendimentos.

Assim sendo, quando o empreendedor se pergunta se sua startup/empresa tem rentabilidade, ele está se perguntando se sua empresa obtém lucro, rendimentos consideráveis através de sua operação.

O que são índices e indicadores

Indicadores e índices são ferramentas de diagnóstico de algum aspecto a ser analisado. Eles são muito utilizados em diversas áreas empresariais e dentro da contabilidade geralmente são usados pela Contabilidade Gerencial para ajudar os gestores na tomada de decisões.

Quais são os Indicadores de Rentabilidade para Startups

Neste artigo apresentamos 7 Indicadores de Rentabilidade que você, como empreendedor, pode usar para ter noções matemáticas do sucesso do seu negócio, são eles:

  • Margem de Contribuição
  • Retorno Sobre os Ativos (ROA)
  • Retorno Sobre os Investimentos (ROI)
  • Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE)
  • Grau de Alavancagem Financeira
  • Indicadores de Rentabilidade adicionais (VPL e VPLa)

Indicadores de Rentabilidade para Startups Tabela Resumo

Preparamos abaixo uma tabela resumindo os Indicadores de Rentabilidade aqui apresentados.

Indicadores de Rentabilidade Tabela Resumo com Formulas e Definições

O que é Retorno Sobre os Ativos (ROA) e como calcular

Se você se pergunta: Será que meu negócio realmente está gerando valor? Apresentamos o Indicador de Rentabilidade que irá demonstrar claramente a real geração de valor de sua empresa. Estamos falando do Retorno Sobre os Ativos (ROA).

Assim como o próprio nome diz, tal indicador apresenta ao empreendedor se a sua startup realmente está entregando valor aos sócios comparando o total de ativos da mesma (o total de bens/direitos) e o lucro líquido (o lucro depois dos impostos e afins).

O ROA vem do inglês Return on Assets que significa Retorno sobre o Ativo. Este indicador é considerado como um importante recurso para gestão da empresa saber o quão eficiente a empresa é em utilizar seus ativos para gerar ganhos.

Para calcular o ROA, você como empreendedor somente precisará de dois números que você pode encontrar no Balanço Patrimonial de sua empresa, são eles:

  • Lucro Líquido
  • Total do Ativo

Como cálcular o ROA?

Retorno sobre os Ativos (ROA) = (Lucro Líquido/Total do Ativo)*100

ROA Formular e Descrição

O que é Retorno Sobre os Investimentos (ROI) e como calcular

Do inglês “Return on Investiment” ou “Retorno sobre Investimentos” é considerado um dos Indicadores de Rentabilidade mais utilizados e versáteis. Este indicador mensura o rendimento obtido de cada quantidade de recursos investidos em determinado projeto. Isso inclui qualquer tipo de projeto visando lucro futuro como campanhas de marketing, treinamento de vendas, aquisição de ferramentas e etc. 

Para calcular o ROI dos projetos de sua empresa e saber se os mesmo são rentáveis você precisará dos seguintes dados:

  • Receita obtida no projeto
  • Custos envolvidos no projeto

É importante salientar que o ROI é medido em percentual, assim sendo o empreendedor poderá comparar tal indicador de maneira histórica para saber se o resultado do projeto vem aumentando ou não. Além de poder comparar o percentual de ROI entre projetos e assim saber quais projetos são mais rentáveis.

Além disso, é importante evidenciar que o ROI, além de servir para verificar se projetos únicos estão sendo rentáveis ou não, também pode ser usado para saber se a empresa como um todo está sendo rentável ou não

Para calcular o ROI você precisará de dois dados:

Receita geral da empresa ou do projeto em específico

Custo geral da empresa ou do projeto em específico

Como calcular o ROI

ROI = ((Receita – Custo)/Custo))*100 

ou

ROI = (Ganho – Investimento) / Investimento

ROI Formula e Descrição

O que é Retorno Sobre Patrimônio Líquido e como calcular (ROE)

ROE é uma sigla provinda do inglês “Return on Equity” que significa em tradução “Retorno sobre o patrimônio líquido”. 

O ROE é considerado como Indicador de Rentabilidade que mede a quantidade de agregação de valor de uma empresa ao utilizar os recursos investidos na mesma. Logo, este Indicador de Rentabilidade mede de fato a rentabilidade que a empresa tem ao usar o dinheiro investido pelos acionistas.

Para calcular o ROE você precisará ter em mão dois dados, são eles:

  • Lucro Líquido
  • Patrimônio Líquido

Como calcular o ROE

Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE) = (Lucro Líquido/Patrimônio Líquido)*100

ROE fórmula e descrição

O que é Margem de Contribuição e como calcular

A Margem de Contribuição é um dos Indicadores de Rentabilidade ao qual mede um tipo de rentabilidade de sua empresa, analisando a diferença entre a receita de um ou mais produtos e seus respectivos lucros.

Muitos empresários brasileiros não têm conhecimentos de suas margens e o poder que esse Indicador de Rentabilidade tem para você repensar a sua estratégia de negócio. Assim sendo, conhecer e utilizar tal indicador será um diferencial para a sua empresa.

Através do Indicador de Rentabilidade Margem de Contribuição o empreendedor pode entender quais produtos à venda são mais rentáveis e assim repensar o seu portfólio de produtos.

Para calcular a Margem de Contribuição o empreendedor precisará separar somente os seguintes dados:

  • Preço de venda dos produtos à serem analisados
  • Custos variáveis de cada produto 

Como calcular a Margem de Contribuição

Margem de Contribuição = (Preço de venda – Custo Variável Unitário) / Preço de Venda

Magem de Contribuição Formula e Descrição

Lembrando que o “custo variável unitário” se diferencia do conceito de “despesa variável”, pois custos tem relação direta com os valores gastos envolvidos diretamente na produção do produto ou serviço. Por outro lado, as despesas se relacionam com as atividades de manutenção do negócio.

O resultado do cálculo da Margem de Contribuição será apresentado em percentual ficando fácil para o empreendedor comparar através deste Indicador de Rentabilidade quais produtos são mais rentáveis.

O que é o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) e como calcular

O GAF revela ao empreendedor o quão dependente de capital de terceiros a sua empresa é para obter rendimentos. Sendo assim, o GAF mede o grau de participação de recursos de terceiros na estrutura de capital, gerando endividamento.

Para entender o Grau de Alavancagem financeira é importante compreender o termo “alavancagem” no mundo empresarial. Assim sendo, segue a definição:

Alavancagem é uma estratégia empresarial onde se utiliza diversos instrumentos financeiros de captação de capital de terceiros para aumentar a rentabilidade potencial de uma empresa para os seus investidores. 

Assim sendo, compreendendo a GAF de sua startup/empresa você como empreendedor poderá saber claramente o quão dependente de capital de terceiros o seu empreendimento é para obter resultados.

Para calcular o Indicador de Rentabilidade GAF você precisará ter em mão os seguintes dados da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício):

  • LAJIR = Lucro Antes dos Juros e Impostos de Renda
  • LAIR = Lucro Antes do Imposto de Rendas

Para obter o LAIR você pode somente subtrair o “juros” do LAJIR.

Como calcular o GAF

GAF = Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL) / Retorno sobre o Ativo Total (RAT)

Sendo que:

RPL = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

RAT = Lucro depois do Imposto de Renda e antes dos juros / Ativo Total

GAF fórmula e como calcular

Como interpretar o Grau de Alavancagem Financeira:

  • GAF = 1: Não existe alavancagem financeira (sua empresa não usa recursos de terceiros para potencializar a sua rentabilidade);
  • GAF > 1: alavancagem financeira favorável; o capital de terceiros está contribuindo para gerar retorno adicional a favor do acionista;
  • GAF < 1: alavancagem financeira desfavorável; o capital de terceiros está consumindo o patrimônio líquido.

Indicadores de Rentabilidade para Startups Adicionais

Além dos Indicadores de Rentabilidade até então apresentados existem mais dois indicadores que podem ser utilizados para mensurar a rentabilidade de projetos e de empresas no geral. 

Neste artigo iremos apenas apresentar esses indicador como adicionais, não iremos detalhar seus cálculos e interpretações pois eles têm uma natureza um pouco mais complexa e serão tratados de maneira mais aprofundada em artigos futuros aqui no Blog Cognitio.

Segue abaixo os 2 Indicadores de Rentabilidade adicionais, recomendamos o estudo mais aprofundado do mesmo se você busca analisar mais a fundo todos os Indicadores de Rentabilidade possíveis:

  • Valor Presente Líquido (VPL)
  • Valor Presente Líquido Anualizado (VPLa)

Considerações finais sobre os Indicadores de Rentabilidade para Startups

Recomendamos ao gestor de uma startup ter em mãos de maneira constante e atualizada os cálculos dos Indicadores de Rentabilidade de sua empresa. Com isso você como gestor poderá garantir que os investimentos de sua empresa estão gerando bons retorno. Com os Indicadores de Rentabilidade apresentados você poderá analisar, por exemplo, os seguintes aspectos de sua empresa:

  • Comparar rentabilidade entre projetos usando o ROI e o VPL e priorizar os projetos mais importantes;
  • Comparar a rentabilidade dos produtos/serviços do seu portfólio analisando a Margem de Contribuição e priorizando os melhores;
  • Analisar se sua empresa está tendo uma rentabilidade boa ao utilizar todo o seu ativo para ter lucro utilizando o ROE além de poder comparar este indicador com outras empresas do mesmo setor para analisar a sua competitividade;
  • Analisar se sua empresa está obtendo ou pode obter maior rentabilidade utilizando capital de terceiros usando o GAF como base da análise.

É importante que o gestor de uma startup (ou de qualquer outra empresa) analise sua empresa com bases contábeis reais e não achismos próprios evitando tomada de decisões ruins. 

Considerando todos os Indicadores de Rentabilidade aqui apresentados e a sua importância para a gestão financeira de sua empresa há de se ressaltar a necessidade de ter os dados passivos e ativos do balanço patrimonial muito bem contabilizados (além das demais demonstrações contábeis).

Tendo sua contabilidade em dia será muito mais fácil para você como gestor de uma startup/empresa analisar com bases reais a saúde da sua empresa e tomar boas decisões gerenciais. Nisso nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e tenha uma contabilidade sempre em dia para realizar suas análises e aumentar seus lucros.

Referencias usadas sobre Indicadores de Rentabilidade para Startups

  1. Blog Software de Avaliação. Indicadores de Rentabilidade – Lucro ou Prejuízo? Saiba Calcular. Acesso em 30/04/2020. Disponível em: https://blog.softwareavaliacao.com.br/indicadores-de-rentabilidade/
  2. Dicio – Dicionário Online de Português. Significado de Rentabilidade. Acesso em 30/04/2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/rentabilidade/
  3. MyABCM. 6 indicadores de rentabilidade indispensáveis para o seu negócio. Acesso em 30/04/2020. Disponível em: https://www.myabcm.com/pt-br/blog-post/indicadores-de-rentabilidade-indispensaveis/
  4. Preço Certo. O que é a Margem de Contribuição? Entende o que é, como calcular e aumentar as suas vendas. Acesso em 30/04/2020. Disponível em: https://www.myabcm.com/pt-br/blog-post/indicadores-de-rentabilidade-indispensaveis/
  5. CAMARGO. Renata. ROA (Retorno sobre o Ativo): saiba o que é e qual a importância desse índice de rentabilidade. Treasy. Acesso em 30/04/2020. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/roa-retorno-sobre-o-ativo/
  6. Internet Innovation. ROI Retorno Sobre Investimento Conceito e Definição. Acesso em 30/04/2020. Disponível em: https://www.internetinnovation.com.br/blog/roi-retorno-sobre-investimento-conceito-e-definicao/
  7. CORDEIRO. Marina. O que é ROI? Descubra se seus investimentos estão valendo a pena calculando o Retorno Sobre o Investimento. Acesso em: 07/06/2020. Disponível em: http://www.marketing.com.br/noticias/o-que-e-roi-descubra-se-seus-investimentos-estao-valendo-a-pena/
  8. Blog Rock Content. O que são os Indicadores de Rentabilidade. Acesso em 30/04/2020. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/roi/
  9. Toro Radar Vença a Bolsa de Valores. ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Acesso em 30/04/2020. Disponível em: https://www.tororadar.com.br/investimento/analise-fundamentalista/roe-retorno-sobre-o-patrimonio-liquido
  10. REIS. Tiago. ROA. Suno Research. Acesso em: 30/04/2020. Disponível em: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/roa/IBC -Instituto
  11. Brasileiro de Coaching. Entenda o que é alavancagem financeira. Acesso em: 07/06/2020. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-o-que-e-alavancagem-financeira/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco