Loading...
Indicadores de Valorização da empresa como calcular

Introdução sobre Indicadores de Valorização da Empresa

Você já se perguntou “como posso ter real noção do valor da minha startup/empresa?”. Os Indicadores de Valorização da Empresa são muito importantes para avaliar a real valorização de uma empresa, o tão conhecido Valuation, neste artigo você saberá quais são os indicadores de valorização da emrpesa e como calcular os mesmos.

O que são Indicadores

Indicadores e índices são ferramentas de diagnóstico de algum aspecto a ser analisado. Eles são muito utilizados em diversas áreas empresariais e dentro da contabilidade geralmente é usado pela Contabilidade Gerencial para ajudar os gestores na tomada de decisões.

O que é Valorização da Empresa

A valorização da empresa é entendida como o processo pelo qual o empreendedor pode medir o real valor do seu negócio. O método utilizado pelo mercado é denominado Valuation. Tal processo pode ser considerado como subjetivo pois têm métodos diferentes, portanto o empreendedor deve ter cuidado quando selecionar o melhor processo para calcular o real valor da empresa.

O que é Valorização da Startup

Quais são os Indicadores de Valorização da Empresa e como calcular

Os indicadores de valorização da empresa são os seguintes, você aprenderá como calculá-los mais abaixo:

  • EBITDA (Lucro antes do Juros, Impostos, Depreciação e Amortização)
  • Margem EBITDA
  • Valor Econômico Agregado (EVA)
  • Índice de Dívida Líquida

Quais são os Indicadores de Valorização da Empresa

Tabela Resumo com os Indicadores de Valorização da Empresa e Como Calcular

Para facilitar o seu estudo como empreendedor e assim fazer com que você possa calcular o real valor da sua empresa de maneira mais fácil e rápida, preparamos a tabela resumo abaixo com todos os indicadores de valorização tratados neste artigo, sua descrição e como calculá-los:

Tabela Resumo com os Indicadores de Valorização da Startup e Como Calcular

O que é o EBITDA e como calcular

Muitos investidores já ouviram falar sobre o EBITDA. Ele é muito importante e é utilizado para melhor interpretar o balanço da empresa, descobrir o seu potencial de caixa e a evolução de sua produtividade e eficiência no decorrer do tempo.

EBITDA vem do inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization que significa em português “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização” que dá origem a sigla em português LAJIDA. 

Com o uso desse indicador é possível saber o quanto uma startup está gerando valor com suas atividades operacionais, desconsiderando investimentos financeiros, empréstimos e impostos como o próprio nome do indicador diz.

Com o EBITDA o investidor e você, como gestor de startup, poderão compreender o real potencial de geração de valor da empresa analisada, ajudando a realizar o seu valuation. O real valor gerado pela empresa pode ser entendido aqui como o seu “potencial de geração de caixa”. Contudo, é importante verificar os demais indicadores apresentados nesse artigo.

Como calcular o EBITDA:

EBITDA = Lucro Operacional + Depreciações e Amortizações + Despesas Financeiras e Variações Cambiais (juros, impostos) – Receitas Financeiras

Onde:

  • Lucro Operacional é o lucro gerado pela empresa subtraído das despesas administrativas, comerciais e operacionais;
  • Depreciação são os valores considerados contabilmente para quantificar a desvalorização de ativos conforme sua vida útil;
  • Amortização é semelhante à depreciação mas dedica-se à ativos intangíveis como marca, patentes, etc
  • As despesas/receitas financeiras e variações cambiais podem não se aplicar no cálculo caso sua empresa não as tiverem.

É importante ressaltar que normalmente a contabilidade de empresas realiza esse cálculo e apresenta o seu resultado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), relatório onde você encontra os números dos resultados da sua empresa, referentes à sua operação em um período contábil (geralmente 1 ano).

O que é a Margem EBITDA e como calcular

A Margem EBITDA é um percentual que demonstra o potencial do lucro operacional de uma empresa em relação à sua receita líquida.

A Margem EBITDA é muito usada por investidores para comparar opções de investimento do mesmo setor. Como se trata de um percentual, é possível comparar empresas com tamanhos de lucros diferentes e optar pela que tem maior potencial, ou seja, aquela que apresenta o maior percentual de Margem EBITDA.

Você, como empreendedor e investidor, deve se atentar ao usar esse indicador de valorização pois ele usa o EBITDA em seu cálculo. Assim sendo, ele desconsidera os juros, impostos, amortizações e depreciações. Ou seja, se uma empresa é altamente endividada isso não será refletido neste indicador.

Como Calcular a Margem EBITDA

Margem EBITDA = (EBITDA / Receitas Líquida) * 100

O que é Valor Econômico Agregado (EVA) e como calcular

O Valor Econômico Agregado (EVA) é um indicador de valorização da empresa que mede o desempenho operacional.

Tal indicador apresenta a capacidade de uma empresa cobrir todos os seus custos e despesas, considerando o custo de capital próprio, e assim gerar riqueza aos sócios investidores. 

Em resumo o EVA é o resultado operacional que sobra após a dedução do custo de capital próprio da sua empresa (nesse caso considerado como uma despesa adicional para pagamento de acionistas). 

Quando o EVA é positivo, isso demonstra uma criação de valor adicional à empresa depois de desconsiderar “a parte dos acionistas”. 

Para realizar seu cálculo é necessário saber o custo total de capital da empresa (considerando o custo de fontes de financiamentos internos – sócios – e externos – bancos, investidores externos, etc).

Como Calcular o Valor Econômico Agregado (EVA)

Valor Econômico Agregado (EVA) = (ROE  – Ke ) * Patrimônio Líquido

Onde:

  • ROE = Retorno Sobre o Patrimônio Líquido
  • Ke = Custo de Capital Próprio

Lembrando que já tratamos do ROE e do Custo de Capital próprio em artigos anteriores a este artigo. Você pode acessá-los clicando nos nomes deles em azul sublinhado.

Ou:

EVA = LL – (Custo de Oportunidade de Capital Total * Capital Total)

Onde:

LL = Lucro Líquido

O que é o Índice de Dívida Líquida como calcular

O Índice de Dívida Líquida é um meio de verificar se a empresa tem muitas dívidas e se está alavancada, comparando com seus resultados operacionais.

Em resumo, esse indicador apresenta o quanto as dívidas de uma empresa representam em relação a sua geração de caixa.

Além disso, mostra o quão endividada/alavancada a empresa está. Neste caso quanto maior o indicador melhor, pois a empresa estará mais saudável e com maior capacidade de arcar suas dívidas. 

Como Calcular o Indice de Dívida Líquida

Indíce de Dívida Líquida  = Dívida / (PL*100)

Neste caso o cálculo é fácil, todas essas contas você consegue encontrar sem problemas nos relatórios contábeis da empresa.

Considerações finais sobre os Indicadores de Valorização da Empresa e Como Calcular

Neste artigo você pode aprender um pouco mais sobre como saber o real valor de sua startup ou empresa utilizando os indicadores de valorização da empresa. 

Com este artigo você pode aprender:

  • Você aprender a interpretar melhor o balanço de sua empresa, saber o real potencial de criação de caixa, produtividade e eficácia de sua empresa (EBITDA)
  • Aprendeu a calcular o percentual que demonstra potencial de lucro operacional da sua empresa em relação ao receita líquida (Margem EBITDA);
  • Como analisar o valor adicional criado pela sua empresa após a dedução do custo de capital próprio, ou seja, após subtrair os valores que são devidos aos sócios investidores (Valor Econômico Agregada – EVA);
  • Pode aprender como analisar a relação entre o potencial de geração de caixa da sua empresa em relação à suas dívidas (Índice de Dívida Líquida – IDL).

Recomendamos ao gestor de uma startup ter em mãos de maneira constante os cálculos dos Indicadores de Valorização da Empresa. Com isso o gestor poderá gerir sua empresa para tomar decisões que garantam que a empresa sempre tenha uma boa atratividade de lucros para os investidores internos (sócios) e investidores externos.

É importante que o gestor de uma startup (ou de qualquer outra empresa) analise sua empresa com bases contábeis reais e não achismos próprios evitando tomada de decisões ruins. 

Assim sendo, considerando todos os Indicadores de Valorização da Empresa apresentados e a sua importância para a gestão financeira de sua empresa precisamos mostrar a importância da necessidade de ter os dados dos passivos e ativos do balanço patrimonial muito bem contabilizados além dos demais relatórios contábeis.

Tendo sua contabilidade em dia será muito mais fácil para você como gestor de uma startup/empresa analisar com bases reais a saúde da sua empresa e tomar boas decisões gerenciais. Nisso nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e tenha uma contabilidade sempre em dia para realizar suas análises e aumentar seus lucros.

Referências sobre os Indicadores de Valorização da Empresa e Como Calcular

  1. STOCCHE. Carolina. Valuation: como calcular o valor da sua empresa. Endeavor. Acesso em: 21/05/2020. Disponível em: https://endeavor.org.br/dinheiro/valuation-como-calcular-o-valor-da-sua-empresa/
  2. CAVALIERI. Ricardo. Ebitda: O que é, para que serve e como calcular. BTG Pactual Digital. Acesso em: 21/05/2020. Disponível em: https://www.btgpactualdigital.com/blog/financas/ebitda-o-que-e-para-que-serve-e-como-calcular
  3. REIS. Tiago. Margem EBITDA: o indicador de lucratividade operacional de uma empresa. Suno Research. Acesso em: 22/05/2020. Disponível: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/margem-ebitda/
  4. Bússola do Investidor. Valor econômico agregado (EVA). Acesso em: 22/05/2020. Disponível em: https://www.bussoladoinvestidor.com.br/abc_do_investidor/valor-economico-agregado-eva/
  5. ALVES. Willian. O que é Dívida Líquida / EBITDA? Para que serve? André Bona. Acesso em: 22/05/2020. Disponível em: https://andrebona.com.br/buggpedia-o-que-e-a-divida-liquida-ebitda/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco