Loading...

Mapeamento de Processos do Departamento Financeiro em Startups

Mapeamento de Processos do Departamento Financeiro em Startups

Introdução

Primeiramente, é importante você entender que um dos serviços oferecidos pelo Outsourcing Financeiro para startups é conhecido como Mapeamento de Processos do Departamento financeiro em Startups, neste artigo você poderá compreender um pouco mais sobre os conceitos importantes relacionados a esse serviço que poderá fazer com que as atividades financeiras da sua empresa sejam realizadas com uma melhor qualidade, reduzindo custos e entregando maior valor para sua startup. Nesse artigo você aprenderá sobre:

  1. Os processos do departamento financeiro em startups;
  2. Gestão de processos do departamento financeiro em startups;
  3. Quais são as metas do mapeamento de processos financeiros em startups;
  4. Quais são os benefícios do mapeamento de processos financeiros em startups;
  5. Os princípios da gestão de processos do departamento financeiro em startups;
  6. O que é mapeamento de processos do departamento financeiro em startups;
  7. Como elaborar um mapeamento de processos do departamento financeiro em startups;
  8. Quais são os processos financeiros de uma startup;

Os Processos do Departamento Financeiro em Startups

Segundamente, para falar sobre o Mapeamento de Processos do Departamento Financeiro em Startups é importante definirmos o quê são os Processos do departamento Financeiro em Startups para que você posso compreender o tema de forma desde o começo do texto.

o que é um processo financeiro

Nesse sentido, podemos definir ‘processo’ como “um conjunto de atividades estruturadas e medidas destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou mercado, com um começo, um fim, e entradas e saídas claramente identificadas.

Logo, podemos dizer que o ‘Processo do Departamento Financeiro em Startups’ é:

  • Um conjunto de atividades financeiras estruturadas para resultar na entregas finas das tarefas financeiras da sua startup;
  • Sua startup pode ter uma equipe interna para entregar as atividades do financeiro;
  • Mas, por outro lado,  sua startup pode contratar um fornecedor externo para desenvolver as atividades financeiras, possibilitando que sua empresa foque em suas atividades principais e terceirize as atividades financeiras.

Assim sendo, ressaltamos que os “processos podem ser medidos em termos do tempo e do custo de sua execução. Com isso, sua startup pode ter uma noção melhor do tempo e custo de realização dos processos e atividades financeiras.

Além disso seus outputs e inputs podem ser avaliados em termos de utilidade, coerência, variabilidade, ausência de defeitos e numerosos outros fatores. Ou seja, sua startup pode avaliar quais atividades do departamento financeiro são realmente úteis, coerentes, viáveis e evitar variabilidades e defeitos na realização da rotina financeira da empresa.

Logo, o desempenho dos processos pode ser medido e sua qualidade controlada, obtendo saídas com valor agregado aos clientes de destino. Assim, é importante que você identifique meios de medir a qualidade das entregas do seu processo financeiro, já que o que não pode ser medido não pode ser bem gerenciado.

Gestão de Processos do Departamento Financeiro em Startups

Terceiramente, sobre a Gestão de Processos do Departamento Financeiro em Startups, a importância da gestão é trazer eficiência à empresa. Nesse sentido, tal eficiência é alcançada através da orientação pela melhoria contínua dos processos, que é resultado de projetos de renovação de processos com ciclos de revisão. Assim, a  partir de estudos minuciosos das atividades, entendendo, examinando e contestando os processos atuais e propondo melhorias. Logo, sua startup pode se atentar a ter uma melhoria contínua dos processos do departamento financeiro, garantindo que o mesmo nunca fique defasado.

No sentido de controle de processos que a gestão de processos permite maior controle das atividades, entregando maior qualidade e permitindo que o conhecimento seja absorvido pela organização, diminuindo as chances de perda de conhecimento. Ou seja, uma vez que sua startup decide fazer uma boa gestão dos processos do departamento financeiro ela estará em busca de uma boa gestão do conhecimento das atividades financeiras garantindo que os conhecimentos não se percam com o tempo, entrada e saída de funcionários/fornecedores.

Quais São As Metas do Mapeamento de Processos Financeiro em Startups?

Para deixar mais claro as metas de se realizar uma gestão de processos do departamento financeiro de sua startup, trazemos os objetivos da Gestão por Processos:

  • aumentar o valor do produto/serviço na percepção do cliente;
  • aumentar a competitividade, deslocando a concorrência via formas e condições inovadoras de negócios;
  • atuar segundo a(s) estratégia(s) competitiva(s) considerada(s) mais relevante(s): custos, qualidade, confiabilidade de entregas, velocidade de fluxo, flexibilidade e/ou outras que agreguem valor ao cliente;
  • aumentar sensivelmente a produtividade, com eficiência e eficácia;
  • simplificar processos, condensando e/ou eliminando atividades que não acrescentem valor ao cliente.

Quais São Os Benefícios do Mapeamento de Processos Financeiro em Startups?

Para entender quais são os benefício de se realizar o mapeamento de processos financeiros na sua startup, listamos alguns benefícios que podem ser alcançados ao se implementar a gestão de processo:

  • integração dos fatores envolvidos em um processo (pessoas, tecnologia, equipamento) de forma a garantir compatibilidade;
  • reação rápida a mudanças do mercado;
  • rápido desenvolvimento de novos negócios;
  • fácil integração com processos terceirizados;
  • criação de pontos de contato simplificados para determinado processo e possibilidade de rastreamento de responsabilidades ao longo do processo;
  • aumento da capacidade de monitorar o desempenho;
  • eliminação de gargalos nos processos e garantia de que as atividades estão sendo finalizadas;
  • monitoramento do status de todos os processos, inclusive avaliar se as atividades estão aderente aos padrões, políticas e procedimentos estabelecidos;
  • integração de funcionários de diferentes unidades e locais;
  • oportunidades de automatização de atividades e eliminação de redundâncias;
  • identificação de atividades que não agregam valor;
  • aumento da produtividade através da avaliação de tempos e custos gastos nos processos;
  • mudança da mentalidade para a abordagem de melhoria contínua;
  • melhoria da imagem da empresa para os clientes;
  • alcançar os objetivos estratégicos organizacionais com transparência.

quais são os benefícios do mapeamento de processos financeiros para minha startup

Ainda assim, para que tais benefícios sejam alcançados, a organização deve identificar os processos chave, aqueles que efetivamente agregam valor para o cliente.

Os Princípios da Gestão de Processos do Departamento Financeiro em Startups

Para deixar claro os princípios da gestão de processos do departamento financeiro em startup, trazemos os princípios enumerados abaixo:

  1. organizar em função das saídas, não das tarefas;
  2. deixar aqueles que usam as saídas do processo executarem o processo;
  3. embutir o trabalho de processamento da informação no trabalho que produz a informação;
  4. tratar recursos dispersos geograficamente como se eles estivessem centralizados;
  5. ligar atividades paralelas, em vez de integrar seus resultados;
  6. colocar o ponto de decisão onde o trabalho é realizado e embutir o controle no processo;
  7. obter a informação uma única vez, na fonte;
  8. tomar um enfoque sistêmico dos processos;
  9. criar responsáveis (ou líderes, ou donos, ou tutores, ou gestores) dos processos.

O que é Mapeamento de Processos do Departamento Financeiro em Startups?

Introduzindo o tema de mapeamento de processo do departamento financeiro em startups dizemos que “O mapeamento dos processos é uma etapa relevante do trabalho, pois este facilita o trabalho de onde e como atuar para propor melhorias, tanto na eliminação de atividades que não agregam valor, quanto na simplificação de processos. O mapeamento também facilita a visualização do processo como um todo, ajudando na identificação de atividades que envolvem mais do que uma área para serem executadas, abrindo oportunidades para identificar se o processo está bem definido e se possui atividades que não geram valor.

Ampliando a temática falamos sobre um modelo ‘service blueprint’ que tem o objetivo de encontrar incongruências e desalinhamentos nos processo entre as ‘três lógicas do serviço/produto oferecido’:

  • lógica dos clientes
  • a lógica dos funcionários
  • e a lógica da operação

Assim sendo, quando essas ‘três lógicas do serviço/produto’ oferecido estiverem alinhadas e congruentes que a empresa gerará valor para o cliente e possivelmente lucrará com suas atividades. Assim sendo, é importante que sua empresa alinhe de forma congruente as lógicas do cliente (interno/própria startup) com as lógicas dos funcionários e das própria operação do departamento financeiro.

Como elaborar um mapeamento de processos do departamento financeiro em startups?

Introduzindo o tema sobre como elaborar um mapeamento de processos do departamento financeiro em startups, recomendamos que seja utilizado o ‘service blueprint’ para a realização do mapeamento de processos. Neste sentido, o ‘service blueprint’ servirá para que os processos da empresa caminhem rumo ao alinhamento e congruência das ‘três lógicas do serviço/produto’ já citadas anteriormente.

Isto posto, definimos que service blueprinting é uma técnica utilizada para mapear processos em serviços. O diferencial desta ferramenta das outras utilizadas para o mapeamento de processos é que esta é orientada pelo cliente. Assim, o service blueprinting analisa o processo de serviço na perspectiva do cliente, incluindo formas de visualizar a interação do cliente com o serviço, possibilitando, portanto, identificar as interfaces entre o cliente e a empresa, averiguando incongruências e desalinhamentos.

Para finalizar o tema de como fazer o mapeamento de processos do departamento financeiro trazemos um fluxograma que mostra as etapas do mapeamento:

Figura 1: Etapas do Mapeamento de processo segundo Takara (2014, p.53)

Quais são os processos financeiros de uma startup?

De maneira complementatar, dizemos que processos financeiros de uma startup podem ser resumidos da seguinte forma:

  • gestão de contas a pagar e a receber;
  • controle do fluxo de caixa;
  • captação de recursos;
  • gestão de orçamento;
  • faturamento;
  • administração de estoque;
  • aplicação de recursos Financeiros;
  • gestão de crédito e cobrança;
  • demonstração de resultados;
  • controle patrimonial.

quais são os principais processos financeiros de uma startupConsiderações Finais

Finalmente, podemos dizer que este artigo você pode entender sobre os principais conceitos do mapeamento de processos do departamento financeiro em startups. Assim sendo, ficou claro que o processo do departamento financeiro é um conjunto de atividades financeiras estruturadas para resultar numa entrega de qualidade das atividades financeiras. Sendo que é importante ter uma boa noção do tempo e custo da realização das suas atividades. Além disto, é necessário avaliar quais atividades do departamento financeiro são realmente úteis para priorizá-las. 

Com isso posto, é importante que seu processo financeiro esteja sempre com qualidade elevada é importante visar uma melhoria contínua de seus processos. Estabelecendo metas claras do processo e entendendo seus benefícios para sua organização. 

Logo, para que você tenha sucesso no Mapeamento de Processos do Departamento Financeiro na sua Startup com fornecedores externos, é importante que você selecione o melhor fornecedor, não o mais barato, que tenha uma boa proposta e um bom contrato para ambas as partes garantindo assim uma boa qualidade nos serviços financeiros além da redução de custos. Além disto, conforme enfatizado por Costa (2003) é muito relevante tratar o relacionamento com o seu fornecedor de forma ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Com isto, através dessa parceria ambas podem focar em suas atividade-chave. Nesse sentido, nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora a Terceirização Contábil na sua startup com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco