Loading...

O que controladoria faz dentro das startups

O que controladoria faz dentro das startups

Introdução

Inicialmente , se você anda se perguntando o que faz a controladoria dentro das startups, este texto é para você. 

Assim, neste artigo buscamos explicar de forma focada quais são as funcionalidade e atividades da controladoria dentro das startups. 

Contudo, ao contrário do que alguns podem pensar, a controladoria não é uma atividade que só pode ser feitas por grandes empresas e corporações, muito pelo contrário ela pode e deve ser feita por empresas de qualquer porte que tenham interesse em otimizar sua gestão, finanças e apoiar a tomada de decisão de maneira a possibilitar uma melhor sustentabilidade e sobrevivência do negócio.

o que faz a controladoria em startups

Indo além e falando em sobrevivência, este é um tema muito importante quando falamos de startups, obviamente você sendo um empreendedor dentro de uma startup já sabe disto.

Assim, este artigo iremos tratar dos seguintes temas:

  1. O que é
  2. Diferença entre controladoria e controller
  3. Diferenciação entre a controladoria e o compliance
  4. Qual é a real importância  dentro das startups
  5. Qual a real função nas startups

Com isso, fica claro que o texto foca na questão da função da controladoria nas startups. Mas, ele ajuda você a compreender outros tópicos gerais que são importantes para a compreensão do tema dentro do contexto de startups.

O que é controladoria nas startups

A princípio, podemos dizer que a controladoria é a área responsável pelo controle orçamentário e administrativo da sua startup ou empresa em questão.

Com isso, podemos dizer que a ela é responsável por gerenciar a sua startup financeiramente e administrativamente, buscando:

  • Analisar as ações feitas
  • Acompanhar os resultados das ações
  • Auxiliar no processo de tomada de decisão

Logo, através dessas medidas sua startup pode ter um suporte no processo de melhoria da qualidade dos seus serviços através da otimização dos gastos, estruturando e acompanhando os gastos da startup.

O que faz a controladoria dentro das startups: diferenciando a controladoria e o controller

Primeiramente, dizemos que a controladoria é uma vertente que busca gerenciar o orçamento e a administração da sua empresa utilizando uma divisão entre:

  1. administração
  2. contabilidade

Por outro lado, ambas as tarefas são feitas pelo controlador, ou em inglês “controller”. Assim, este é o profissional responsável por acompanhar e coordenar todos os processos de gestão do negócios dentro da perspectiva da controladoria.

O que faz a controladoria: diferenciando a controladoria do compliance

Primeiramente, já definimos aqui o que é controladoria, agora cabe definir também o que é compliance, um termo muitas vezes confuso para os gestores.

Com isso, usando a definição da Endeavor, instituição líder no suporte aos empreendedores em todo o mundo, o compliance vem da palavra em inglês “comply” contendo o significado de “agir em sintonia com as regras”. Assim, isso em geral já explica um pouco o termo, que tem relação com agir em linha com as normas, controles internos e externos, além de seguir as políticas e diretrizes impostas ao seu negócio.

Em geral, o compliance também traz seus fundamentos, o que chamamos de 9 pilares do programa de compliance, sendo eles:

  1. Código de conduta e políticas de compliance
  2. Treinamentos e comunicação
  3. Auditoria e monitoramento
  4. Due diligence
  5. Controles internos
  6. Canais de denúncia
  7. Suporte à alta administração
  8. Avaliação de riscos
  9. Investigações internas

Com o termo explicado podemos dizer que o compliance é uma das tarefas/programas que podem ser liderados pelo controller, o profissional da controladoria

Assim, a controladoria é um termo mais amplo que inclui não somente o compliance mas também:

  • Controles internos
  • Gestão de riscos
  • A segurança da informação
  • Processo de auditoria interna

Por fim, nesta parte, cabe dizer que a necessidade dos programas de controladoria e compliance pode ser diferente para cada startups dependendo dos riscos e necessidades específicas do seu negócio. Sendo assim, necessário fazer uma análise mais profunda para entender o cenário atual da sua startup.

O que faz a controladoria na sua startup e qual é sua importância

Em suma, podemos dizer que a controladoria é importante para as startups pois, tendo uma boa controladoria, diminuem-se os riscos de ser atingida por grandes perdas que podem causar problemas de sobrevivência da empresa.

Mas, por qual razão isso acontece? Lógico que esta é uma boa questão e é possível responder ela =dizendo que:

“Pelo simples fato de ter uma boa controladoria a startup terá dados financeiros e administrativos muito bem organizados que podem apoiar as decisões da sua startup e possibilitar uma melhor sobrevivência da empresa”.

Qual é a real função da controladoria dentro das startups 

Tudo bem, até aqui já entendemos o conceito, qual é a diferença entre a controladoria e o compliance e qual é a importância da controladoria. Contudo, ficou faltando saber a principal pergunta deste texto: o que controladoria faz dentro das startups de fato?

Para isso, esta parte do texto explora a real função da controladoria dentro das startups. Nesse sentido, podemos dizer que a função geral dentro das startups é:

“Ajudar e cooperar com a administração da startup de maneira eficiente, mantendo o negócio saudável e lucrativo através de uma análise financeira sistêmica do negócio buscando a gestão de custos/orçamentária eficiente”.

Assim, podemos compreender de maneira geral o que faz a controladoria dentro das startups, mas ficou faltando compreender sua função mais a fundo, e para isso podemos usar o relatório da Financial Executives Institute (FEI) que buscou compilar as sete atividades básicas da controladoria, sendo elas:

  1. Planejamento e controle
  2. Interpretação de relatórios
  3. Avaliação e consultoria
  4. Gestão fiscal
  5. Relatório para o governo
  6. Proteção de ativos
  7. Avaliação econômica

Por fim, esses tópicos serão melhor explicados nos próximos parágrafos.

Atividade Básica 1: Planejamento e controle

Primeiramente, o planejamento e controle busca alinhar a missão e objetivos da organização, no caso sua startup, com enfoque em organizar as ações da controladoria. 

Assim, as informações são levantadas para que seja possível fazer um planejamento realista para aumentar os rendimentos da organização. Mas quais informações são levantadas pelo planejamento e controle? Em geral são as seguintes:

  • Custos
  • Despesas fixas e variáveis
  • Entre outros dados financeiros

Atividade básica 2: Interpretação de relatório

Por outro lado, um assunto que em geral pode confundir empreendedores de startups que não tem muito conhecimento financeiro é a análise dos relatórios financeiros e contábeis. Nesse sentido, a controladoria tem a função de ajudar esses administradores a interpretar tais dados e poderem tomar decisões mais certeiras.

Atividade básica 3: Avaliação e consultoria

Indo além, utilizando os dados e os relatórios a controladoria pode interpretar essas informações e pode ajudar na compreensão de cada segmento da empresa, dando uma visão sistêmica que pode dar suporte às decisões de cada parte da empresa relacionada às questões financeiras da startup.

Atividade básica 4: Gestão fiscal

Esta etapa tem a função de analisar se a empresa está alinhada com as políticas internas e externas, podendo prevenir problemas com o descumprimento de tais normas.

Atividade básica 5: Relatório para o governo

Dependendo do segmento e posicionamento da empresa dentro das políticas e normas do país há a necessidade de entrega de documentos relatando os dados da  empresa para o governo. Por uma lado, há a necessidade de especialistas específicos dependendo do relatório e das exigências do país, mas a controladoria deve acompanhar e controlar esse processo para que o mesmo seja feito da melhor maneira possível.

Atividade básica 6: Proteção de ativos

Quando falamos de controladoria, podemos usar como um exemplo o Estado que tem um programacom a finalidade de preservar os seus bens. Nesse sentido, o conceito dentro de empresas funciona com a mesma finalidade, de proteger os bens da organização.

Para tal, é necessário usar ferramentas e tarefas de controles internos como:

  • Auditorias
  • Contratação de seguros para os ativos da empresa
  • Etc

Atividade básica 7: Avaliação econômica

Finalmente, a última atividade básica que nos ajuda a entender o que faz a controladoria é a avaliação econômica. Esta serve para que o controller e a empresa possa entender e prever o cenário econômico prevenindo riscos e podendo assim alinhar as melhores ações que a empresa pode tomar para preservar o patrimônio.

o que faz a controladoria em startups

Considerações Finais

Por fim, é importante realizar a controladoria dentro das startups para que ela evite grandes perdas e garanta sobrevivência. Ainda mais, se consideramentos esse período da empresa onde grandes custos e riscos mal gerenciados podem significar na morte da organização. Ou seja, utilizando esta ferramenta é possível evitar a morte da startup antes da escalabilidade do negócio.

Assim, para que sua empresa tenha sucesso na controladoria em startups é importante que você encontre um bom fornecedor. Ou seja, um fornecedor que tenha um relacionamento ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Com isso, através dessa parceria ambos podem focar em suas atividade principal e melhorar os resultados.

Dessa forma, nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora a controladoria com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

Finalmente, se você quiser se aprofundar ainda mais no tema de controladoria dentro das startups, temos mais alguns artigos aqui no blog da Cognitio que serão de grande relevância para ampliar o seu conhecimento nessa área tão importante para a gestão do seu negócio:

  1. Controladoria financeira para startups
  2. Controladoria em startups: uma ferramenta poderosa de gestão 
  3. Por que ter uma controladoria se tornou tão importante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco