Loading...

Ponto de Equilíbrio – número que todo empreendedor deve conhecer

Ponto de Equilíbrio – número que todo empreendedor deve conhecer

Sabendo agora quais são 5 Pontos de atenção para a saúde financeira de novos empreendimentos é necessário explicar o que é e como calcular o ponto de equilíbrio das receitas de um empreendimento.

Uma pergunta que poucos empreendedores se fazem no inicio da empresa é “Qual a receita mínima que meu empreendimento precisa ter para que meu negócio passe a ser lucrativo?” Em outras palavras qual a receita ideal para que ela cubra todos os custos e despesas de um negócio e passe a gerar lucro para os sócios?

A Matemática do Ponto de Equilíbrio:

Matematicamente este ponto de equilibro pode ser calculado através de fórmulas, porém o intuito deste conteúdo e levar o conceito de ponto de equilibro de forma fácil para que os empreendedores tenham ciência de como conseguir mensurar este ponto e até mesmo saber se o negócio será rentável.

É importante que os sócios tenham ciência de quanto precisam vender ou quantos clientes precisam conquistar para que a empresa comece a andar com suas próprias pernas. Para que o cálculo de ponto de equilíbrio, seja feito é fundamental que os empreendedores saibam quais são seus custos fixos e variáveis assim como suas despesas gerais operacionais, e o valor mensal de todos estes custos.

Os custos fixos e variáveis:

Devem ser considerados separadamente pois conforme o nome mesmo já diz quanto maior as vendas maiores serão os custos variáveis, já os custos fixos não variam conforme a receita auferida. O simples fato de o empresário registrar e mensurar estes custos e despesas já é suficiente para que se saiba quanto de receita é necessária para cobrir as despesas. Não podemos esquecer que deve ser considerado pelos sócios os impostos pagos sobre as receitas, pois quanto maior forem as receitas maior será o imposto pago sobre elas e, portanto, maior a receita mínima para atingir o ponto de equilibro.

A separação de custos fixos e variáveis é também importante para que o empresário consiga mensurar a Margem de Contribuição do negócio. A margem de contribuição é o custo variável necessário para produzir uma unidade. A determinação deste valor é para saber quanto cada produto gera para cobrir as despesas fixas e a margem de lucro.

Receita Máxima de um Empreendimento:

Outro ponto que deve ser observado pelos empreendedores é a receita máxima de um empreendimento, esta receita máxima deve ser calculada para que se tenha consciência de quanto a empresa poderá render se estiver em sua capacidade máxima de funcionamento. Quando falamos em venda de mercadorias esta receita máxima não é facilmente mensurável, porém na prestação de serviços este valor pode ser encontrado de forma simples como podemos ver no exemplo abaixo.

Imaginemos que um prestador de serviço trabalhe sozinho em seu empreendimento de segunda a sábado das 9h00 as 18h00, desconsiderando o horário de almoço temos 8 horas trabalhadas por dia, e que a cada hora ele consiga atender 2 clientes ao mesmo tempo, desta forma o número máximo de clientes será a multiplicação do número de clientes por hora pelo número de horas trabalhadas no dia chegando no total de 16 clientes por dia, multiplicando este número pelos dias trabalhados no mês, consideramos 30 dias menos 4 domingos, ou seja 26 dias por mês, chegamos ao total de 416 clientes no mês. Agora para chegar ao faturamento máximo da empresa é necessário multiplicar o número de clientes atendidos no mês pelo valor da hora do profissional. Para efeito de exemplificação vamos considerar o valor da hora trabalhada de R$ 200,00 chegamos ao faturamento máximo de R$ 83.200,00 no mês.

Receita Máxima x Receita Média:

Este calculo de receita máxima não deve ser considerado como receita media da empresa, até porque um empreendimento para que consiga alcançar o seu potencial máximo de funcionamento muitas vezes precisa de anos de mercado. Também é importante frisar que a grande parte do empreendimento precisa considerar a sazonalidade que em alguns negócios  pode ser diária, mensal ou anual.

Viabilidade do Empreendimento:

O que deve ser considerado pelo empreendedor é em posse dos valores de ponto de equilíbrio e de receita máxima o empresário consegue mensurar a viabilidade do empreendimento. Alguns empreendimentos possuem um ponto de equilíbrio muito elevado ou uma receita máxima muito baixa o que inviabiliza a abertura deste empreendimento, pelo menos nas condições analisadas pelo empresário.

Calcule o seu ponto de equilíbrio para identificar a realidade financeira da sua empresa hoje, caso tenha dificuldades procure um contador ou consultor financeiro experiente.

Leia mais sobre sucesso financeiro da empresa.

Gestão Financeira + Contabilidade + Crescimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco