Loading...

Como simplificar os processos financeiros da sua startup

Introdução

Neste artigo você vai aprender como simplificar os processos financeiros da sua startup. Nesse sentido, é muito necessário ter um alto controle da gestão financeira, saber controlar os estoques, entradas, saídas, contas a pagar, margem de lucro entre outras operações rotineiras. 

Assim, você aprenderá sobre:

  1. Unificação do controle e gestão
  2. Utilização de problemas online
  3. Identificação de necessidades reais
  4. Ter um objetivo claro
  5. Encontro de sintomas para achar soluções
  6. Planejamento de projeto

1 – Simplifique os processos financeiros da sua startup unificando o controle da gestão

Uma orientação comum na gestão de sistemas da informação é: sempre centralize as informações ao máximo, sendo preferível usar somente um sistema. 

Assim sendo, não use sistemas diferentes para realizar as atividades financeiras de seu negócio. Escolha somente um sistema que realiza todas as atividades de uma vez só. 

2 – Simplifique os processos financeiros da sua startup usando ferramentas online

Uma opção legal para pequenas empresas, além de centralizar as informações em somente um sistema, é recomendável usar um sistema online que simplifique o processo de gestão da informação e que te possibilita usar em qualquer situação de maneira fácil.

3 – Simplifique os processos financeiros da sua startup identificando suas necessidades reais

Para que você selecione o melhor sistema e a melhor solução para a sua startup é necessário identificar o que de fato sua empresa está precisando. Nesse sentido é recomendado usar o processo de design thinking para entender quais são suas necessidades de maneira mais fácil.

“O Design Thinking, como indica o nome, é uma forma de abordagem tomada do campo do design e adaptada às empresas e corporações. Literalmente, o termo significa ‘pensamento do design’ ou ‘pensar como designer'(Meu Sucesso, 2014)”.

4 – Simplifique os processos financeiros da sua startup tendo seu objetivo claro

Qualquer projeto interno precisa ter claro qual é objetivo principal. Assim sendo, você precisa saber claramente qual é o produto final e o objetivo que você quer com a simplificação do processo financeiro de sua startup.

Nesse sentido, é possível selecionar um caso real de outra empresa que simplificou o processo financeiro, procure no google cases de sucesso sobre implementação e simplificação de processos financeiro. Assim, será muito mais fácil de solucionar o processo financeiro de sua startup.

5 – Simplifique os processos financeiros da sua startup focando nos sintomas para achar soluções

Uma vez que você tenha determinado o objetivo, compare as lacunas e necessidades da sua startup com a sua situação atual e a situação futura ideal. Esses problemas normalmente aparecem:

  • O financeiro da sua empresa está frequentemente aguardando ações de outros departamentos (um sintoma de sistemas e processos desconectados)?
  • Quais áreas do financeiro estão complexas e requerem análise ~para determinar o simplificação?
  • Os esforços estão consumindo mais recursos do que necessário?
  • O financeiro da sua empresa é capaz de acompanhar a expansão?
  • As pessoas certas têm acesso às métricas financeiras certas, mesmo que estejam fora de uma conferência?

6 –  Simplifique os processos financeiro da sua startup: Faça um planejamento de projetos

Sabendo os pontos acima, agora é importante organizar todos esses pontos em um planejamento curto e direto para o projeto de simplificação do financeiro.

Assim sendo, sente com o seu time e organize um documento de 1 a 3 páginas planejando o projeto e respondendo:

  • Justificativa: por qual razão você está realizando esse projeto
  • Caracterização do problema: descreva qual problema precisa ser resolvido
  • Objetivos e metas: qual é o objetivo geral do projeto e os objetivos específicos?
  • Produtos à serem obtidos: quais serão as entregas finais do projeto?
  • Metodologia: qual vai ser o processo para realização do projeto?
  • Resultados esperados: quais são os impactos que esse projeto irá trazer ao seu negócio?
  • Ricos e dificuldades esperados: quais serão os possíveis problemas que serão encontrados na realização do projeto?
  • Sumario de atividades: quais serão as ações à serem realizadas?
  • Cronograma: qual será a ordem de realização das tarefas e quais serão as datas de entrega?

Conclusões

Neste artigo você pode aprender um pouco dicas para como simplificar o processo financeiro da sua empresa de maneira eficiente.

Para que você tenha sucesso no Simplificação dos Processos Financeiros Para Sua Startup você pode optar por contratar fornecedores externos de treinamento financeiro, é importante que você selecione o melhor fornecedor, não o mais barato, que tenha uma boa proposta e um bom contrato para ambas as partes garantindo assim uma boa qualidade nos serviços financeiros além da redução de custos. Além disto, conforme enfatizado por Costa (2003) é muito relevante tratar o relacionamento com o seu fornecedor de forma ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Através dessa parceria ambas podem focar em suas atividade-chave. Nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora a Terceirização Financeira na sua startup com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco