Loading...

Captação de recursos para startups: Conheça 7 formas

Captação de recursos para startups: Conheça 7 formas

Captação de recursos para startups

Neste artigo você irá conhecer 7 formas de captação de recursos para startups. Assim, você entenderá um pouco mais de cada um deles de maneira bem resumida e receber indicações para sua startup ter possíveis caminhos rumo a um maior capital disponível e assim aumentar os resultados da sua startup.

Mas antes de mais nada, gostaríamos de introduzir de quais formas de captação de recursos para startup que iremos falar:

  • Sócio investidor
  • Consultoria especializada
  • Plataformas de empréstimo
  • Aporte governamental
  • Plataforma de investidores online
  • Incubadoras de startup
  • Aceleradoras de startup

Dessa forma, as possibilidades de captação de recursos financeiros para startup poderá ser absorvida de forma mais didática, simples e direto ao ponto neste artigo.

1. Encontrar um sócio investidor

Primeiramente o que vem na nossa mente quando pensamos em captar recursos para abrir um empreendimento quando não temos dinheiro é achar alguém que tope ser um sócio e que queira investir no negócio para que ele possa começar suas operações ou expandir seus negócios.

captação de recursos para startups

Assim, a primeira dica que damos se você está buscando mais recursos para a sua startup é buscar um sócio investidor, que além de entrar com o dinheiro pode também ser um mentor ou até mesmo ajudar diretamente na operação da empresa.

2. Contrate uma consultoria de captação de recursos para startups

Para quem trabalha e empreende no mundo de startup uma coisa que deve ser recorrente e comum no seu dia-a-dia é terceirizar atividades que não são de primazia da sua empresa, ou seja, não é o seu negócio principal.

captação de recursos para startups

Assim, o mesmo acontece quando o assunto é captação de recursos. Ou seja, vamos supor que sua startup trabalhe no setor de tecnologia de inteligência artificial, e sequer tem uma pessoa com background financeiro para ajudar nas análises necessárias para captação de recursos. 

Neste caso, fica óbvio que contratar uma ajuda externa como uma consultoria poderia facilitar a sua vida como empreendedor de startup e ajudar a manter uma estrutura enxuta seguindo o recomendado pelo Lean Startup, livro de Eric Ries que diz que:

“As startups sempre devem prezar pelo seu negócio principal, para manter uma estrutura enxuta”.

Logo, se você decidir contratar uma consultoria elegemos algumas possibilidades:

  • Estude se é realmente o momento de buscar investimentos
  • Verifique quais são as possíveis consultorias que você pode contratar
  • Selecione uma consultoria que entenda bem de captação de investimentos para startup

3. Utilizar uma plataforma de busca de empréstimos

Uma outra maneira de conseguir recursos é buscando o mesmo por meio de plataformas de empréstimos de investidores que oferecem recursos a custos de taxa de juros baixos quando comparado com as opções de recursos de bancos. 

captação de recursos para startups

Se você decidir buscar investimentos com plataformas de empréstimos recomendamos que:

  1. Se atente as taxas de juros 
  2. Verifique se sua empresa está saudável para arcar com o pagamento
  3. Estudar bem a possibilidade de alavancar sua empresa
  4. Listar os sites de empréstimos
  5. Buscar a melhor taxa de juros

4- Conseguir um aporte do governo

Além de buscar investidores direto no mercado ou com sua rede de networking é possível utilizar a FAPESP, órgão de fomento do governo, que oferece um programa chamado PIPE que financia projetos de potencial tecnológico inovador em todo o território nacional. Com isso, se sua empresa é uma startup pequena ou até mesmo nem tem CNPJ você pode recorrer ao Estado para conseguir um financiamento inicial.

captação de recursos para startups

Assim, se ficou interessado em captar recursos por programas tipo FAPESP, recomendamos

  • Estudar mais possibilidades de investimentos vindos de programas do Estado
  • Listar essas possibilidades
  • Aplicar para as possíveis oportunidades

5. Utilizar uma plataforma de busca de investidores 

Uma outra possibilidade é buscar investidores por meio de plataformas de investidores online como a EQseed.

Esse tipo de plataforma funciona como uma forma de qualificar e selecionar as melhores startups para serem apresentadas para investidores em potencial.

Temos um exemplo de uma startup de tecnologia de inteligência artificial que conseguiu captar R$ 2.500.000,00 de investimento em troca de uma pequena porcentagem da empresa para diversos investidores minoritários.

Para que ficou interessado recomendamos:

  1. Listar os sites de plataforma de investigadores como a EqSeed
  2. Estudar as empresas que já conseguiram captar recursos desta forma
  3. Verificar se sua startup está no nível de fazer esse processo de captação de recursos
  4. Aplicar para as plataformas que mais fizerem sentido.

6. Incubadoras

Uma outra forma de conseguir recursos e até mesmo, local de trabalho, mentoria e treinamento para sua equipe é através de incubadoras.

captação de recursos para startups via incubadoras

Para melhor explicar, incubadora de empresas é uma organização que auxilia no desenvolvimento de empresas novas e em fase de arranque, prestando serviços como formação em gestão ou escritórios. A National Business Incubation Association define incubadoras de empresas como uma ferramenta catalisadora para o desenvolvimento econômico regional ou nacional.

Assim, você pode pesquisar quais são as incubadoras existentes que sua equipe teria disponibilidade para trabalhar e tentar aplicar para entrar.

Contudo, a incubadora é voltada, como o próprio nome diz, para empresas em estágio mais inicial do modelo de negócio e operação da startup. Nesse sentido, a incubadora serve para maturar o seu modelo de negócio e florescer os primeiros resultados.

Com isso, recomendamos que:

  • Mapear as possíveis incubadoras que é possível aplicar
  • Estudar o processo de aplicação
  • Fazer a aplicação
  • Usufruir dos benefícios de uma incubadora

Geralmente, as incubadoras não cobram taxas nem mesmo pedem participação do seu negócio, ou seja, é uma via de grande benefício.

7. Aceleradoras

Uma outra possibilidade no mesmo sentido das incubadoras, são as aceleradoras. Por outro lado, elas são voltadas para negócios mais maduros, que precisam começar um processo maior de escala, ou seja, aumento dos retornos da startup sem ter aumentos relativos e proporcionais de demanda operacional. Assim, só aumentando o faturamento e o lucro, mas não aumentando a carga de trabalho na mesma proporção.

 

As aceleradoras, ou aceleradoras de sementes, também conhecidos como aceleradores de inicialização, são programas que incluem mentoria e componentes educacionais e promovem eventos de argumento de venda ou dias de demonstração para estimular o desenvolvimento e aceleração de novos negócios.

Porém, aqui pode ser que você se depare com as aceleradoras cobrando uma pequena participação para que possam realizar o processo.

Por fim, é importante ressaltar que as aceleradoras são um processo pós incubação. Servindo assim, como um passo depois da incubação explicado anteriormente.

Assim recomendamos que:

  • Pesquise aceleradoras próximo a sua startup
  • Verificação de adequação da startup com os requisitos de aceleração
  • Aplicação no processo de aceleração
  • usufruir dos benefícios da aceleração

Considerações Finais

Por fim, é importante se atentar para conseguir fazer a captação de recursos para startups, é de suma importância ter as informações financeiras da sua startup bem gerida, organizada e controlada. 

Desta forma, recomendamos que você tenha processos financeiros bem estruturados e geridos. Porém, sabemos que uma startup deve ter uma equipe reduzida e focada no negócio principal da sua empresa para que o resultado e sucesso aconteça de fato. Foi pensando nisso que montamos e oferecemos o serviço de BPO Financeiro para startup.

Por fim, é importante aplicar o BPO Financeiro para startups como uma maneira de terceirizar essa tarefa tão relevante mas que não é a atividade principal de sua empresa.

Logo, a sua startup terá uma gestão financeira com mais qualidade, com especialistas cuidando dos processos e mais tempo na realização das atividades principais da sua startup, facilitando assim a captação de recursos financeiros de investidores para a sua startup.

captação de recursos para startups

Para que sua empresa tenha sucesso no BPO Financeiro para Startups é importante que você encontre um bom fornecedor, que tenha um relacionamento com o seu de ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Através dessa parceria ambos podem focar em suas atividade principal. Nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora o BPO Contábil para Startups em sua empresa com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco