Loading...

Terceirização de serviços financeiros em startups

Terceirização de serviços financeiros em startups

Introdução

Neste artigo falamos sobre terceirização de serviços financeiros em startups  e detalhamos alguns pontos importantes sobre esse meio de melhorar as tarefas financeiras da sua empresa.

Assim sendo, neste artigo você terá a oportunidade de aprender os seguintes tópicos:

  1. O que é a Terceirização Financeira Para Startups
  2. Qual é o impacto da terceirização de serviços financeiros em startups?
  3. O modelo enxuto e escalável Vs Terceirização de serviços financeiros em startups e o
  4. Quais funções financeiras podem passar por uma terceirização de serviços financeiros em startups?
  5. Por que fazer a terceirização de serviços financeiros em startups?

O que é a Terceirização Financeira Para Startups

Introduzindo o tema, definimos o que é a terceirização financeira para startups, usando uma definição do direito, terceirização é: “Terceirização é o ato por onde a empresa produtora, mediante um contrato, entrega a outra empresa certa tarefa, para que esta a realize.”

A terceirização financeira vem se tornando indispensável para startups que procuram diminuir custos e entregar mais resultados de uma maneira enxuta.

Assim, os fornecedores de terceirização contábil podem trabalhar na execução dos serviços financeiro e também assessorando seus clientes

Nesse sentido, os serviços financeiros são hoje considerados uma ferramenta importante de apoio à administração.

Com isso, destacamos que a terceirização vem sendo cada vez mais recorrida por startups, especialmente a terceirização financeira que resulta em economia de tempo, diminuição de custos pois não é preciso contratar contadores internos e o principal, a empresa poderá focar em suas atividades principais.

Assim, podemos resumir a terceirização financeira para startups usando os seguintes tópicos:

  • Terceirização é o ato por onde a empresa produtora, mediante um contrato, entrega a outra empresa certa tarefa a ser realizada;
  • Terceirização é indispensável para startups que procuram diminuir custos e entregar mais resultados de maneira enxuta.
  • Os serviços financeiros são considerados uma ferramenta importante no apoio à administração.

Qual é o impacto da terceirização de serviços financeiros em startups?

De maneira geral, a terceirização de serviços financeiros têm sido uma modalidade muito escolhida pelas startups hoje em dia.

Com isso, destacamos que principalmente ao analisarmos pelos critérios que possibilitam que as empresas possam evitar grandes despesa com obrigações de contratação interna de colaboradores por meio da CLT. Nesse sentido, as obrigações de CLT pode representar um aumento de até 67% nos gastos com o pessoal.

Mas qual será o impacto financeiro da adoção da terceirização dos serviços financeiros. Pois bem, há estudos que mostram, a primeira vista, que contratar uma terceirizada se apresenta como uma forma mais rentável e efetiva de realização dos serviços necessários em uma startup.

Logicamente, contrar uma empresas especializada em terceirização de serviços financeiros terá um valor menor em custo direto, pois não há a necessidade de pagamento de obrigações decorrentes da CLT.

Por outro lado, é importante ressaltar a necessidade de alinhar um contrato bem descrito entre as partes e evitar problemas judiciais entre ambas as partes, temos um artigo aqui no nosso blog somente falando deste assunto.

Assim sendo, os pontos mais importantes do impacto da terceirização de serviços financeiros em startups são:

  • Terceirização de serviços financeiros têm sido uma modalidade muito escolhida pelas startups hoje em dia;
  • Possibilita que as empresas possam evitar grandes despesa com obrigações de contratação interna de colaboradores por meio da CLT;
  • Contratar uma terceirizada se apresenta como uma forma mais rentável e efetiva de realização dos serviços;
  • Importante ressaltar a necessidade de alinhar um contrato bem descrito entre as partes e evitar problemas judiciais entre ambas as partes;

O modelo enxuto e escalável Vs Terceirização de serviços financeiros em startups e o

À princípio, quando falamos em startup e empreendedores nesse ramos é comum que todos conheçam os termos “startup enxuta” e “escalabilidade”, mas o que são os dois.

Com isso, qual será a relação entre o modelo enxuto e escalável com a terceirização?

Logo, precisamos definir o que é startup enxuta. Nesse sentido, indicamos a leitura do livro do Eric Ries “A Startups Enxuta” considerada por muitos como a bíblia do empreendedor de startup. Esse livro explica como que manter uma estrutura menor e focada em resultado para os é um meio perfeito crescer uma startup e alcançar a escalabilidade.

Agora, o termo escalabilidade, tem relação com a capacidade de sua startup crescer, vender mais e obter mais retornos com uma estrutura mínima. Com isso, é importante que sua empresa possa vender cada vez mais sem aumentar a necessidade de trabalho operacional a cada venda. Ou seja, se você vende cada vez mais e a cada venda você tem que trabalhar mais, talvez o seu modelo de negócio não seja tão escalável assim.

Com isso, fica claro a relação com a terceirização financeira e o modelo enxuto e escalável. Se sua empresa tiver uma estrutura pequena e crescer de maneira escalável, terceirizar funções não essenciais é um meio de conseguir ter uma estrutura menor e mais focada no que é importante (o seu produto e as suas vendas). Aqui trazemos o termo “core business” que é nada mais nada menos do que a sua função de negócio principal. Assim, se sua função de negócio principal é por exemplo “vender um software de vendas”, esse é o seu core business e você deve focar em realizar ele muito bem ao invés de investir a equipe interna para fazer funções “financeiras” por exemplo.

Quais funções financeiras podem passar por uma terceirização de serviços financeiros em startups?

Ampliando a discussão sobre os a terceirização do financeiro em startups fica o questionamento: quais são as funções financeiras que posso terceirizar na minha startup.

Assim, a princípio é bom estabelecer que essas tarefas podem variar de caso a caso e dependendo do estágio da sua startup.

Com isso, ressaltamos que ter uma ajuda especializada interna pode ajudar a entender o estágio da sua empresa e ajudar a mapear quais serviços são melhores para o seu caso.

Contudo, segue abaixo uma lista de serviços possíveis de serem terceirizados:

  1. Controle de pagamentos
  2. Controle de contas receber e pagar
  3. Gestão de contratos
  4. Acompanhamentos de indicadores
  5. Preparação para investimentos
  6. Contratos de vesting e opção de conta
  7. Planejamento, gestão e adequação tributária
  8. Gestão de fluxo de caixa
  9. Realização de relatórios financeiro
  10. Controladoria e auditoria

Por que fazer a terceirização de serviços financeiros em startups?

Finalmente, por que sua startup deveria terceirizar as funções financeiras?

Pois bem, existem diversas razões, mas de maneira geral, terceirizar o financeiro possibilitará que sua empresa foque nas suas atividades principais, diminua custos, tenha tarefas financeiras melhor organizadas e realizadas e consiga escalar com um modelo mais enxuto.

Segue abaixo uma lista de pontos relevantes para considerar a terceirização:

  1. Focar no seu negócio principal (core business)
  2. Gerar mais valor com visão estratégica dos indicadores
  3. Mais economia e retorno (manter uma equipe financeira interna gera maiores custos fixos e trabalhistas, a terceirização diminui os riscos e reduz custos)
  4. Liberar tempo para equipe interna
  5. Desatolar as tarefas financeiras internas
  6. Atender melhor os prazos e ter contas mais organizadas
  7. Ter informações financeiras melhor trabalhadas

Considerações Finais

Por fim, é importante aplicar a terceirização de serviços financeiros em startups como uma maneira de aprimorar os resultados da sua startup, reduzindo custos e focando nas tarefas que são mais importantes para sua organização.

Para que sua empresa tenha sucesso na terceirização de serviços financeiros em startups é importante que você encontre um bom fornecedor, que tenha um relacionamento ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Através dessa parceria ambos podem focar em suas atividade principal. Nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora a Controladoria Financeira para Startups em sua empresa com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco