Loading...

Fluxo de Caixa e Tecnologia Juntos Ajudando Pequenos Negócios

Fluxo de Caixa e Tecnologia Juntos Ajudando Pequenos Negócios

A tecnologia esta avançando e levando aos empresários ferramentas para o financeiro, para a contabilidade e software como serviço, ajudando principalmente no controle do Fluxo de Caixa.

Você não precisa ser um adivinho para saber que alguns tempos ruins irão chegar na sua empresa. Assim como muitas coisas na vida, preparação é essencial, e no empreendedorismo não é diferente.

No coração de qualquer empresa ter um fundo de reserva pode ser a diferença entre estar apto a expandir seu estoque, sua equipe e investir em iniciativas para crescer sua empresa, ou não.

O equilíbrio entre receitas e despesas pode ser facilmente abalado por fatores como pagamentos atrasados, previsões incorretas de crescimento e despesas repentinas.

Estes tipos de problemas são comuns no empreendedorismo e surgem com muita frequência. Aqui estão alguns problemas que a falta de controle do fluxo de caixa cria:

Não pagamento do próprio salário:

Alguns empreendedores costumam não pagar seus próprios salários para manter o equilíbrio do fluxo de caixa da empresa por alguns meses ou até anos.

A solução para alguns empreendedores que não recebem seus salários é colocando despesas diárias no negócio, contas de telefone, pagamento de carros ou, em alguns casos, até mesmo o aluguel da sua casa, quando a empresa não opera na sua própria residência.

Esta solução além de não ser eficiente para um controle de despesas ainda leva para a empresa o risco de desconsideração da personalidade jurídica, por não haver controle entre despesas de pessoa física e pessoa jurídica.

Investindo tempo extra:

Tempo é o recurso mais precioso de qualquer um, especialmente quando se está abrindo uma empresa e quando o sócio é responsável por cada pequena operação do dia a dia.

O lema de uma empresa de sucesso é “Foque no seu Core Business”, um médico não cria uma empresa para se preocupar com fluxo de caixa e finanças, mas sim, para transformar sua paixão em uma empresa de sucesso.

A realidade é que cada vez mais os empreendedores estão dedicando muito tempo do seu dia no controle do contas a pagar e a receber e no fluxo de caixa.

Estudos apontam que 90% dos pequenos empresários gastam em torno de 20 horas por semana com a gestão do fluxo de caixa, desde processo de folha de pagamento até faturamento e compras.

Se as operações de gestão do fluxo de caixa fossem eliminadas da rotina do empreendedor o tempo economizado poderia ser direcionado para outros assuntos importantes da empresa tais como:

  • Marketing e criação de novos negócios;
  • Novas idéias e tempo para focar nesta criação;
  • Mais tempo para famílias e amigos;
  • Atendimento ao cliente;
  • Treinamento e mentoria de funcionários;
  • Estudo de novas tecnologias e sistemas para maior eficiência da empresa.

Se os empresários pudessem tirar a cabeça de suas questões financeiras e efetivamente minimizar o estresse associados a elas, eles poderiam se concentrar no impacto deles mesmos na sociedade, na família e nos lucros da empresa.

Avalie seu negócio:

Então, como você pode recuperar o seu tempo? Cada empresa é diferente, e isso fará com que cada empresário avalie individualmente as operações da sua empresa.

Primeiramente é necessário prestar atenção em quanto tempo é necessário para as várias tarefas do fluxo de caixa, tais como, faturamento, folha de pagamento, contabilidade, impostos e muito mais.

Identifique qual tarefa esta ocupando a maior parte do seu tempo e as soluções que podem ajudá-lo a resolver esse problema em particular.

Quanto tempo você consegue economizar por semana?

Implemente esta solução, mas tenha em mente que você está adaptando o novo tempo disponível de uma maneira que ofereça suporte a você ou à empresa melhor do que antes, seja gastando mais tempo com a família ou com os clientes.

Aprenda como a tecnologia pode ajudar sua empresa:

A velocidade nas empresas está mudando, e as tecnologias e os sistemas de hoje estão dando as pequenas empresas ferramentas necessárias para concorrer com as maiores.

A tecnologia esta determinando o caminho para o futuro quando sistemas e dados estão fluindo para juntos transformar pequenos empresas em grandes negócios. Abaixo algumas maneiras que a tecnologia está evoluindo para ajudar o empresário a recuperar o seu tempo:

Faturamento:

Novos sistemas estão automatizando o processo de faturamento de forma rápida e fácil, as soluções de pesquisa também estão tornando a experiência de pagamento perfeita e simples para os clientes, economizando tempo para as empresas também.

Software Financeiro:

A maioria dos processo de finanças podem ser automatizados, e existem hoje no mercado diversos softwares que podem fornecer mais detalhes através de relatórios gerenciais.

Conexões com outros serviços de Outsourcing Financeiro podem ser usados para simplificar o gerenciamento de fluxo de caixa.

Ofertas “Como Serviço”:

As empresas continuam a migrar suas operações para a tecnologias em nuvem e serviços mensais. Estas soluções ajudam a economizar tempo e diminuir despesas gerais desnecessárias.

A boa notícia para as pequenas empresas é que o dilema do fluxo de caixa esta continuamente sendo equalizado, graças a tecnologia e, ao longo dos tempos, esses avanços só facilitarão os desafios que as pequenas empresas enfrentam.

Veja as principais diferentes entre Lucro e Receita.

 

Fonte: Entrepreneur.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco