Loading...

Cuidados da Terceirização Contábil para Startups

Cuidados da Terceirização Contábil para Startups

Introdução sobre os Cuidados da Terceirização Contábil para Startups

Primeiramente, este artigo foi escrito com o objetivo de alertar sobre os cuidados da terceirização contábil. Além disso, esclarecer as empresas interessadas em terceirizar suas atividades contábeis os pontos que elas devem se atentar ao contratar uma empresa para terceirizar sua contabilidade.

Como conclusão você verá que com base na nossa revisão bibliográfica sobre os “cuidados na terceirização contábil” podemos dizer que quando ela é bem aplicada a mesma apresenta um caráter importante e cheio de benefícios para a startup que terceiriza seus serviços contábeis.

O que é a Terceirização Contábil Para Startups

Usando uma definição do direito, segundo Conceição (2002), terceirização é “o ato pelo qual a empresa produtora, mediante contrato, entrega a outra empresa certa tarefa (atividades ou serviços não incluídos nos fins sociais da empresa), para que esta a realize habitualmente”.

É tendência que a terceirização de serviços tome mais espaços nas empresas fazendo atividades como:

  • Segurança;
  • Limpeza;
  • Transporte de funcionários;
  • Logística;
  • Escrituração contábil e fiscal;
  • Departamento pessoal;
  • Auditoria interna;
  • Financeiro;
  • Etc.

O que é a terceirização contábil

A terceirização contábil está se tornando mais indispensável para empresas/startups que procuram diminuir custos, demonstrando demasiado valor do procedimento para essas empresas.

É comum nas empresas de contabilidade trabalhar na execução dos serviços e também assessorando seus clientes, o serviço contábil é considerado, hoje,uma ferramenta importante de apoio à administração, e muitas empresas utilizam a terceirização de serviços contábeis por acreditar ser mais viável do que fazê-los dentro da própria empresa.

Com base nessas definições podemos perceber que a terceirização está sendo cada vez mais recorrida por startups, especialmente a terceirização contábil que resulta em economia de tempo, diminuição de custos pois não é preciso contratar contadores internos e o principal, a empresa poderá focar em suas atividades principais.

O Papel do Contador Nos Cuidados da Terceirização Contábil

Um dos objetivos implícitos da Contabilidade é o de apresentar demonstrativos e relatórios condizentes com as necessidades de cada tipo de usuário, contendo elementos informativos que os usuários consideram importantes para as suas decisões.

O que é um especialista em contabilidade

O contador é o especialista que gerencia todas as atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias, além de desenvolver relatórios financeiros, de risco e ajudar no seu controle do seu fluxo de caixa. Neste contexto o globalizado possibilitou o surgimento de novas.

É essencial destacar que todas as empresas precisam de um contador, sendo ele interno ou terceirizado. Assim, cabe à startup analisar o seu caso e verificar a necessidade de terceirizar os serviços contábeis ou não.

O que é terceirização contábil

Detalhamento dos Cuidados da Terceirização Contábil

Nesta parte descrevemos um detalhamento sobre os Cuidados da Terceirização Contábil em tópicos para que seja de fácil entendimento:

  • Prestar atenção na seleção do melhor prestador de serviços;
  • Escrever um bom contrato para ambas as partes;
  • Não focar somente na redução de custos;
  • Focar também na melhoria da qualidade e dos dados contábeis;
  • Ter atenção na capacidade de realização do trabalho pela empresa contratada;
  • Checar no Conselho Regional de Contabilidade se o escritório contábil contratado ou o profissional está devidamente registrado e em da com as obrigações do órgão;
  • Sempre solicitar uma proposta prévia por escrito e assinada dos honorários e serviços compreendidos;
  • Após aprovação da proposta, realizar a assinatura de um contrato;
  • Desconfie de serviços muito baratos pois eles tendem à ser muito caros no futuro.

Cuidados na Terceirização Contábil

Entrevista sobre Os Cuidados da Terceirização Contábil

Trazemos aqui os resultados de uma entrevista feita pelo estudo de Campos (2018) sobre os cuidados da terceirização contábil. O autor fez uma pesquisa com um Contador de um escritório renomado.

Nesse sentido, Campos (2018) perguntou ao contador sobre qual era o principal motivo da contratação do serviço de terceirização contábil. Assim, o senhor Jair respondeu que “grande parte da demanda de trabalho em seu escritório vem de quando a empresa chega em um ponto onde apenas a mão de obra interna não consegue realizar todas as atividades contábeis.

O senhor Jair comenta que as vantagens da terceirização contábil são inúmeras, desde ter profissionais mais especializados para a realização das tarefas até redução de custos, encargos, folha de pagamento etc.

Por fim o senhor Jair deixa claro que deve-se ter grande cuidado com a contratação do trabalho contábil terceirizado, deve-se verificar o pessoal disponibilizado se consta como registrado, se os mesmos têm direitos trabalhistas, previdenciários e estão sendo pagos corretamente.

Considerações Finais Sobre Os Cuidados da Terceirização Contábil

Neste artigo você pode compreender mais as definições de terceirização geral e terceirização contábil.

Além disso o objetivo geral desta pesquisa era mostrar os cuidados que vale ressaltar com a contratação da terceirização, fica atendendo com leis trabalhistas, principalmente o que estabelece artigos 2º e 3º da Consolidação das Leis Trabalhistas, além de conferir a situação do escritório contábil junto ao Conselho Regional de Contabilidade, cuidados citado da parte burocracia.

Além disso, a empresa contratante deve se atentar aos seguintes cuidados na terceirização contábil para que se obtenha bons resultados:

  1. Analisar o histórico da empresa contratada
  2. Buscar profissionais qualificados
  3. Fazer um contrato bem elaborado para garantir a segurança das duas partes;
  4. Sempre fiscalizar e acompanhar o dia-a-dia da terceirização.

Para que você tenha sucesso na Terceirização de Contábil para Startups é importante que você selecione o melhor fornecedor, não o mais barato, que tenha uma boa proposta e um bom contrato para ambas as partes garantindo assim uma boa qualidade nos serviços contábeis além da redução de custos. Além disto, é muito relevante tratar o relacionamento com o seu fornecedor de forma ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Através dessa parceria ambas podem focar em suas atividade-chave. Nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora a Terceirização Contábil na sua startup com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco