Loading...

Porque fazer treinamentos na minha startup?

Porque fazer treinamentos na minha startup?

Introdução

De maneira geral, os desafios em gerenciar uma startups são diversos, considerando que todos os elementos iniciais devem ser levados em conta, como:

  1. Criação de um modelo de negócio sustentável
  2. Cultura organizacional
  3. Desenvolvimento dos produtos
  4. Vendas 
  5. Toda a definição de perfis para cada cargo a ser assumido internamente
  6. Entre outros fatores.

Com isso, fica óbvio que startups são dinâmicas e muitas vezes os fundadores não querem e não precisam se envolver em todas as atividades. 

Nesse contexto, vale lembrar que grande parte das startups morrem antes mesmo de atingir a maturidade, cerca de 74% das startups morrem antes de atingir 5 anos de vida. 

Assim, é importante como empreendedor mapear as formas de contornar os problemas da sua startup e fazer com que ela sobreviva. Nesse aspecto, o treinamento da equipe aparece como uma forma de solucionar os problemas da sua empresa e ajudar ela a persistir e crescer.

O que de fato é o treinamento em startups?

Introduzindo o tema, treinamentos em startups é uma forma de demonstrar as atividades a serem feitas, acompanhar a realização e fazer ajustes quando necessário. 

Além disso, o treinamento é uma forma de dar orientações e explicações detalhadas e estruturadas aos seus colaboradores. Com isso, as atividades e tarefas internas da sua empresa serão feitas da melhor forma possível. 

Por que fazer treinamentos na minha startup? Quais motivos são evidentes?

De primeira mão, quando pensamos em melhorar os resultados da nossa empresa, pensamos em várias possibilidades, mas nem sempre é preciso trazer mais pessoas para a equipe ou contratar especialistas e aumentar os gastos. 

Por outro lado, às vezes a solução de ter melhores resultados está debaixo do nosso nariz e nem percebemos. Assim, dar mais valor a um dos maiores patrimônios da empresa se apresenta como uma ideia inteligente, investir no treinamento das pessoas, o maior patrimônio da sua empresa, é uma maneira de obter melhores resultados sem gastar muito. 

Com isso, sua startup pode obter melhores resultados, incentivar a inovação e até mesmo diminuir a rotatividade do pessoal. 

Listamos abaixo os motivos de ter um plano de treinamentos na sua startup:

  • Nem sempre é preciso contratar mais colaboradores
  • Evitar a necessidade de contratar especialistas
  • Diminuição gastos e aumentar os resultados
  • Investir no que você tem de mais valioso: seus colaboradores
  • Melhorar as entregas de produtos e serviços da startup
  • Incentivar a inovação
  • Diminuir a rotatividade

Por que é necessário ter uma estratégia de treinamentos na minha startup?

Primeiramente, é óbvio que existem vários fatores que influenciam no sucesso ou declínio de uma startup. Contudo, ter uma equipe ineficiente é uma razão importante a ser considerada. 

Nesse sentido, é fundamental ter uma estratégia sólida de treinamento da sua equipe para que a mesma seja eficiente nas atividades internas. Logo, com uma estratégia boa de treinamento sua startup pode atingir melhores resultados.

Mas como ter uma boa estratégia de treinamento?

Por que fazer um plano de treinamentos na minha startup?

Desde o princípio da sua startup é necessário ter uma eficiência boa da sua equipe. Com isso, ter um plano de treinamento bem estruturado é uma tarefa chave para o bom resultado da sua empresa.

Além disso, conforme sua startup for crescendo a necessidade de um treinamento mais estruturado para os seus funcionários tende a aumentar. 

Logo, pensar nos seguintes aspectos do plano de treinamento da sua startup é essencial:

  • Orientações gerais da empresa
  • Plano de participação em conferências de treinamento
  • Compartilhamento de ideias e informações 
  • Plano de treinamento de competências

 

De maneira geral, trabalhando esses tópicos e desenvolvendo outros pontos essenciais do treinamento da sua startup é uma tarefa que te ajudará a obter melhores resultados com seus colaboradores.

Por que fazer a integração dos treinamentos na minha startup com os processos

A princípio, o treinamento de pessoal se apresenta como essencial no processo de otimização do trabalho dos colaboradores. Além disso, ele possibilita uma integração do pessoal com os processos operacionais da empresa. Com isso, indicamos ter os processos da sua empresa vem mapeados, temos um artigo aqui no blog falando sobre mapeamento de processos que pode te ajudar nessa tarefa.

Quando falamos de treinamentos em startups é importante saber que não podemos depender somente da experiência prévia dos colaborador. 

Ou seja, seguem os aspectos importantes do treinamentos em startup:

  • Integrar a cultura organizacional da empresa com o treinamento
  • Alinhar as metas da startup com o treinamento de pessoal
  • Relacionar os processos da startup com o treinamento da equipe 

Logo, podemos dizer que o treinamento dentro das startups visa alinhar a experiência prévia dos colaboradores com os planos da startup. Assim, existem várias formas de fazer um bom treinamento como:

  • Palestras
  • Cursos 
  • Materiais de suporte ao treinamento

Quais são as vantagens de fazer treinamentos na minha startup de forma terceirizada?

De forma introdutória, é evidente que tendo um bom plano de treinamento e uma boa aplicação várias vantagens podem aparecer. 

Vantagens do treinamento em startups:

  • Aumento da produtividade dos colaboradores
  • Melhoria nos níveis de qualidade dos serviços se tarefas entregues
  • Geração de vantagem competitiva em relação a correntes com treinamento de pessoal
  • Aprimoramento da retenção de talento na sua startup 
  • Estímulo do trabalho em equipe
  • Aumenta a motivação dos colaboradores
  • Promove a melhoria do clima organizacional 
  • Ajuda no estabelecimento de metas

Considerações Finais

Por fim, é importante aplicar a o treinamento de pessoal em startups como uma maneira de aprimorar os resultados da sua startup, reduzindo custos e melhorando os resultados dos trabalhos dos seus colaboradores.

Para que sua empresa tenha sucesso na treinamento de pessoal em startups é importante que você encontre um bom fornecedor, que tenha um relacionamento ganha-ganha para que ambos tenham vantagens competitivas no mercado. Através dessa parceria ambos podem focar em suas atividade principal e melhorar os resultados. Nós da Cognitio podemos te ajudar entre em contato conosco pelo telefone (11) 3042-8522 e aplique agora a Treinamento para Startups com processos de muita qualidade baseados em um bom relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 
 

× Quer tirar alguma dúvida? Fale conosco